???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorDuarte, Roberta Brondani-
dc.date.accessioned2016-08-31T17:20:31Z-
dc.date.available2016-08-31T17:20:31Z-
dc.date.issued2014-09-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490-
dc.description.abstractThis research, which is based on Discourse Analysis Theory following a French perspective, has as its objective analyzing the discourse present in the Hip-hop culture through a corpus constituted of contemporary rap lyrics of artists like Projota, Emicida and Rashid, as well as local artists from Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, as the group Opacos MC’s. The aim is to notice how people from Bagé can identify with this type of music, since this musical style has become strong in this area, especially among young people. A questionnaire related to Hip-hop culture was also applied for high school students coursing the senior year in a public school in Bagé, emphasizing issues related to their interest about this movement. The lyrics of the songs by Opacos MC’s from Bagé provided an interesting analysis about the rap music in this zone making it possible to notice how this discourse is enunciated here and how these individuals relate to the discursive formation of the rappers from the city. We stress the metropolitan Hiphop influence the groups have, the way Bagé is represented through their lyrics and how it interferes in Bagé’s social situation.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectHip-Hoppt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleA análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
dc.description.resumoA presente pesquisa, que se baseia na teoria da Análise de Discurso de Linha Francesa, tem por objetivo analisar o funcionamento do discurso da cultura Hip-Hop, a partir de um corpus constituído por letras de músicas contemporâneas do Rap, de artistas como Projota, Emicida e Rashid, além de artistas locais da região de Bagé, como o grupo Opacos MC’s, com o intuito de percebermos qual a identificação do sujeito bageense com esse tipo de música, já que esse estilo chegou com força na região, principalmente entre os jovens. Também foi aplicado um questionário com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Bagé, referente à cultura Hip-Hop salientando questões ligadas ao interesse dos jovens pelo movimento. Os textos musicados do grupo Opacos Mc’s, grupo de rappers da cidade de Bagé, possibilitou uma análise interessante sobre o Rap na região, permitindo perceber de que maneira esse discurso é enunciado nessa região, e como os sujeitos identificam-se com essa formação discursiva dos rappers bageenses. Salientamos a identificação dos rappers bageenses com o HipHop metropolitano, a maneira como representam a cidade de Bagé através de seus textos e como isso interfere na conjuntura social bageense.-
dc.publisher.departmentCampus Bagé-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC REVISADO 05-09.pdfTrabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a conclusão do curso de Licenciatura em Letras, Português e Respectivas Literaturas462.9 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons