???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4760
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Amaral, Érico Marcelo Hoff do-
dc.creatorCamargo, Fabiane Nunes Prates-
dc.date.accessioned2020-02-26T16:28:27Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-26T16:28:27Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationCAMARGO, Fabiane Nunes Prates. Uma proposta de metodologia de ensino interativa para construção do conhecimento sobre manejo de pastagens. 84 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4760-
dc.description.abstractPasture areas are complex ecosystems and pasture management is considered a key factor for the success of any livestock enterprise, as improperly performed processes can lead to a number of problems such as degradation of pasture structure, reduced value. nutritious, reduced animal production and inadequate regrowth. Thus, in order to obtain a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives be taken, among them, the creation of strategies that favor learning in the area. Thus, the present work aims to develop an interactive teaching methodology that enables the construction of knowledge on pasture management. For this, from the initial understanding of the context of the problem, based on a literature review and information gathering with researchers in the area, a teaching methodology was developed, involving the combination of a set of resources offered by AVA Moodle and the theory. Kolb’s experiential learning process for the elaboration of a course on pasture management, seeking to meet different learning styles. To evaluate the proposed teaching methodology, an experiment was conducted with technical and higher education students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Statistical analyzes were performed based on student action data provided by AVA Moodle. The results obtained with the application of the experiment showed that the proposed teaching methodology meets the different learning styles defined by Kolb, thus enabling the construction of knowledge on pasture management effectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.titleUma proposta de metodologia de ensino interativa para construção do conhecimento sobre manejo de pastagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Montardo, Daniel Portella-
dc.contributor.referee1Amaral, Érico Marcelo Hoff do-
dc.contributor.referee2Heinen, Milton Roberto-
dc.contributor.referee3Nunes, Felipe Becker-
dc.contributor.referee4Neitzke, Raquel Silviana-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoÁreas de pastagens são ecossistemas complexos e o manejo do pasto é considerado um fator primordial para o sucesso de qualquer empreendimento pecuário, visto que processos realizados de forma inadequada poderão acarretar uma série de problemas, tais como a degradação da estrutura do pasto, redução do valor nutritivo, menor produção animal e rebrotação inadequada. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas, dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino interativa que oportunize a construção do conhecimento sobre manejo de pastagens. Para tal, a partir do entendimento inicial do contexto do problema, com base numa revisão de literatura e levantamento de informações com pesquisadores da área, foi desenvolvida uma metodologia de ensino, envolvendo a combinação de um conjunto de recursos oferecidos pelo AVA Moodle e a teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a elaboração de um curso sobre manejo de pastagem, buscando atender diferentes estilos de aprendizagem. Para avaliação da metodologia de ensino proposta foi realizado um experimento com estudantes do ensino técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul- riograndense. Foram realizadas análises estatísticas, com base nos dados das ações dos estudantes, fornecidos pelo AVA Moodle. Os resultados obtidos com a aplicação do experimento demonstraram que a metodologia de ensino proposta atende os diferentes estilos de aprendizagem, definidos por Kolb, possibilitando assim a construção do conhecimento sobre manejo de pastagens de forma efetiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Computação Aplicada

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Fabiane Camargo 2019.pdf2.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???