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dc.contributor.advisor1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.creatorGuimarães, Débora Sudatti-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:06:31Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2020-02-13T18:06:31Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Débora Sudatti. SCenários para investigação matemática no ensino fundamental: uma experiência com ensino híbrido na modalidade rotação por estações. 213 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4751-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a research conducted from the perspective of Hybrid Teaching, in the mode Rotation by Seasons, in Scenarios for Research. It has as research problem to investigate what are the implications of the practice of Station Rotation in Research Scenarios in the construction of active and reflective knowledge of equations of the second grade with students of the 9th grade of elementary school. The methodology was constituted in a qualitative approach, through a pedagogical intervention research, in which the analysis reflected on the practice and the practice. For the production of research data were considered the activities produced by the students, the teacher/researcher's logbook and a questionnaire applied to the students at the end of the intervention. The data were submitted to Discursive Textual Analysis. The results of the analysis allowed us to conclude that the Hybrid Teaching, in the mode Rotation by Stations in Scenarios for Research configures an alternative with high potential for the construction of the active and reflective knowledge of the students, besides demonstrating, also, the way the relations of interdependent autonomy, task proactivity, critical thinking, creativity in situations, and articulation with reality. The research also revealed that the Rotation by Seasons in Scenarios for Research allows a range of possibilities for educational innovation, besides contributing to improve the pedagogical practice of the teacher/researcher, which highlights the planning of the classes as the fundamental basis for their role is efficient in the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectRotação por estaçõespt_BR
dc.subjectCenários para investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectHybrid teachingpt_BR
dc.subjectStation rotationpt_BR
dc.subjectResearch scenariospt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.titleCenários para investigação matemática no ensino fundamental: uma experiência com ensino híbrido na modalidade rotação por estaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Irala, Valesca Brasil-
dc.contributor.referee3Martins, Marcio André Rodrigues-
dc.contributor.referee4Pires, Rogério Fernando-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na perspectiva do Ensino híbrido, na modalidade Rotação por Estações, em Cenários para Investigação. Tem como problema de pesquisa investigar quais são as implicações da prática de Rotação por Estações em Cenários para Investigação na construção de conhecimento ativo e reflexivo de equações do 2º grau com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa intervenção pedagógica, em que a análise refletira sobre a prática e na prática. Para a produção de dados de pesquisa foram consideradas as atividades produzidas pelos estudantes, o diário de bordo da professora/pesquisadora e um questionário aplicado aos estudantes ao final da intervenção. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Os resultados da análise permitiram concluir que o Ensino híbrido, na modalidade Rotação por Estações em Cenários para Investigação configura uma alternativa com alto potencial para a construção do conhecimento ativo e reflexivo dos estudantes, além de demonstrarem também, a forma como foram inferidas as relações de autonomia interdependente, proatividade em relação às tarefas, pensamento crítico, criatividade nas situações e articulação com a realidade. A pesquisa revelou ainda, que modalidade Rotação por Estações em Cenários para Investigação permite um leque de possibilidades para a inovação educativa, além de contribuir para aprimorar a prática pedagógica da professora/pesquisadora, que evidencia o planejamento das aulas como a base fundamental para que seu papel seja eficiente no processo educativo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DIS Debora Guimraes 2019.pdf2.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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