???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4723
Tipo: Artigo de Evento
metadata.dc.title: A Fronteira Brasil/Uruguai: apontamentos sobre perspectivas do turismo e patrimônio em Jaguarão/Brasil
Autor(es): Guimarães, Vera Maria
Resumo: Localizamos nosso estudo no município de Jaguarão, ao Sul do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, divisa com Rio Branco/Uruguai, município que recebe visitantes atraídos pelo consumo de produtos importados, em lojas de free shop, localizadas em Rio Branco. Deslocamentos desta natureza para este tipo de consumo têm sido compreendidos como “turismo de compras”. Por outro lado, Jaguarão apresenta um número significativo de edificações, na zona urbana, que foram tombadas, em 2011, algumas das quais, de caráter cultural significativo em sua história e que têm atraído atenção de distintos grupos pelo seu potencial turístico. Esta realidade tem acionado diferentes atores a se manifestar, em torno do desenvolvimento local. Assim, interessa-nos identificar em que sentido o acervo patrimonial ali reconhecido, tem sido acionado pelos agentes políticos locais, como diretriz para o desenvolvimento turístico e quais seriam suas possíveis divergências sobre o tema. Fundamentamos esta discussão no campo das Ciências Sociais e Geografia Humana, considerando as discussões que caracterizam as relações entre espaços de fronteira, cidades e turismo. Este estudo é de caráter qualitativo e para tal, além de pesquisa bibliográfica e em meios eletrônicos, utilizamos depoimentos de agentes públicos que estão ou estiveram envolvidos nos últimos anos, em ações do poder público local, relacionadas à cultura e turismo, a partir do processo de tombamento do patrimônio edificado. Como decorrência, é possível verificar os pontos de consenso e conflito em torno de possíveis diretrizes para o desenvolvimento turístico local através das questões relativas ao patrimônio e ao turismo de compras.
Abstract: Não consta.
metadata.dc.subject: Fronteira Brasil/Uruguai
Jaguarão, RS
Turismo
Patrimônio
Poder Público
Frontera Brasil / Uruguay
Yaguarón, RS
Turismo
Patrimonio
Poder Publico
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Outro
metadata.dc.publisher: Outro
Sigla da Instituição: OUTRO
metadata.dc.identifier.citation: GUIMARÃES, Vera Maria. A Fronteira Brasil/Uruguai: apontamentos sobre perspectivas do turismo e patrimônio em Jaguarão/Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL ALAS PERU 2019, 32, 2019, Lima, Perú. Tema: Ciudades Latinoamericanas em el nuevo milenio.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4723
metadata.dc.date.issued: 3-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Humanas-Anais de Conferências , Resumos e Artigos

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
VeraMariaGuimaraes2019.pdfVera Maria Guimarães 2019238.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???