???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4619
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Irala, Valesca Brasil-
dc.creatorAlves, Mônica Carolina Ferreira-
dc.date.accessioned2019-10-24T19:46:07Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T19:46:07Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationALVES, Mônica Carolina Ferreira. Reflexão sobre uma primeira prática docente de uma licencianda negra : a temática do racismo no ensino de línguas adicionais. 87 p. 2013. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4619-
dc.description.abstractIn this work, I analyze and reflect on my first experience as a black intern and a teacher of Spanish from a theoretical and personal point of view. The supervised internship is part of the Additional Languages Undergraduate Program: English, Spanish and their Respective Literatures, at the Federal University of Pampa, Bagé campus. In five classes, I addressed the transversal theme of racism. The elementary education students ranged from 13 to 16 years old in a school located in a peripheral region of the city. The classroom audios, as well as the video diaries of the trainee about the respective classes, were transcribed leading to the analysis and reflection of some aspects, such as “the interruption of the black student’s speech”; “the assertion of reverse racism by white students in the class”, ‘“the students’ attempt to deny existing racism with the argument that "we are all equal”’ and, finally, “the satisfaction, as a black teacher, to see the students developing a work with racism as a subject”. After reflections that include the subjectivity of the trainee-researcher, some suggestions for those educators who might intend to work with the theme of racism in the classroom are incorporated in this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectLínguas adicionaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectReflexão da prática docentept_BR
dc.subjectTransversal themespt_BR
dc.subjectAdditional languagespt_BR
dc.subjectReflection of teaching practicept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleReflexão sobre uma primeira prática docente de uma licencianda negra : a temática do racismo no ensino de línguas adicionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Irala, Valesca Brasil-
dc.contributor.referee2Jacinto, Luis César Rodrigues-
dc.contributor.referee3Morais , Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de refletir e analisar sob um ponto de vista teórico e pessoal, a primeira experiência de uma estagiária negra como professora de Língua Espanhola em contexto de estágio supervisionado no Curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e suas Respectivas Literaturas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Em cinco aulas, foi abordado o tema transversal racismo. Os alunos pertenciam ao ensino básico, tendo de 13 a 16 anos e a escola localiza-se em uma região periférica da cidade. Os áudios das aulas, assim como os vídeo-diários da estagiária sobre as respectivas aulas foram transcritos, levando à análise e reflexão de alguns aspectos, tais como: “a ruptura na fala do aluno negro”; “a afirmação do racismo reverso por parte dos alunos brancos da turma”, “a tentativa dos alunos de negar o racismo existente com o argumento de que “somos todos iguais” e, por fim, “a satisfação, como professora negra, de ver os alunos desenvolverem um trabalho com a temática racismo”. Após as reflexões que incluem a subjetividade da estagiária pesquisadora, são incorporadas nesta pesquisa algumas sugestões para aqueles educadores que pretendem trabalhar a temática do racismo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
tcc_monicaalves.pdf2.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???