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dc.contributor.advisor1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.creatorMachado, Éverton Fernandes-
dc.date.accessioned2019-10-24T17:17:34Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T17:17:34Z-
dc.date.issued2018-07-16-
dc.identifier.citationMACHADO, Éverton Fernandes. A emissão de poluentes oriundos da queima do carvão mineral: um estudo de caso para o ensino de química contextualizado. 92p., 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4614-
dc.description.abstractThe following Completion of Course Work aims to describe an application of case study resolution methodology, approaching the issue of environmental chemistry in the class room. This intervention occurred in two classes of 2nd year of public high school in the cities of Bagé and Candiota, located in the state of Rio Grande do Sul. The activity occurred through the application of a case study related to questions about the emission of pollutants because of the burning of coal of a thermoelectric power plant present in the region, with emphasis on pollutant sulfur dioxide (SO2). Our work used tools that have enabled the construction of knowledge by the students in the process of resolution of this case study, such as the use of investigative questionnaires, experimentation, local reporting and presentation of a seminar. We know that is very important to promote the use of investigative cases in the class room, bringing social, cultural, economic and environmental issues, which were covered with the use of our main issue. As a result, we believe that this methodological proposal has contributed to the development of a critical positioning in our students, awareness development and the ability to integrate scientific knowledge forward to real problems, favoring the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCarvão mineralpt_BR
dc.subjectDióxido de enxofrept_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectMineral coalpt_BR
dc.subjectSulfur dioxidept_BR
dc.subjectEnvironmental chemistrypt_BR
dc.titleA emissão de poluentes oriundos da queima do carvão mineral: um estudo de caso para o ensino de química contextualizadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.contributor.referee2Gay, Débora Simone Figueredo-
dc.contributor.referee3Alves, Elenilson Freitas-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso descreve a aplicação de uma metodologia de resolução de estudo de caso, abordando a temática de química ambiental em sala de aula. Essa intervenção foi realizada na rede pública de ensino, em duas turmas de 2º ano do ensino médio das cidades de Bagé e Candiota, no Estado do Rio Grande do Sul. A atividade ocorreu por meio da aplicação de estudo de caso relacionada a questões sobre a emissão de poluentes oriundos da queima do carvão mineral da usina termelétrica Presidente Médici, com ênfase no poluente dióxido de enxofre (SO2). Trabalhamos com o uso de ferramentas que possibilitaram a construção de conhecimentos pelos alunos no processo de resolução do estudo de caso, como uso de questionários investigativos, experimentação, reportagens locais e apresentação de seminário. Sabemos o quanto é importante promover o uso de casos investigativos em sala de aula, que abordam temas sociais, culturais, econômicos e ambientais, os quais foram contemplados com o uso do nosso tema. Como resultados, acreditamos que a presente proposta metodológica contribuiu para o desenvolvimento nos alunos do posicionamento crítico, da tomada de consciência e da capacidade de integrar os conhecimentos científicos frente a problemas reais, favorecendo o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

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