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dc.contributor.advisor1Carvalho, Cibelle Machado-
dc.creatorSilva, Jonatas dos Santos-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:30:23Z-
dc.date.available2017-06-21-
dc.date.available2019-09-05T14:30:23Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationSILVA, Jonatas dos Santos. A representação social e a educação ambiental: um estudo de caso dos alunos de ensino médio de uma escola pública do município de São Gabriel/RS. 2017. 63 f. Trabalho de conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4509-
dc.description.abstractThrough environmental education, it is possible to construct society in which responsibility towards the environment arouses not only knowledge, but also, the respect for nature. Any action to modify those practices requires a proper education and a critical attitude towards the challenges of environmental preservation. In this way, the main objective of this study was understand of the obstacles and potentialities of the students in the Escola Técnica São Gabriel from the social representation to the construction of environmental education. In order to answer the research questions and the objectives of this study, it was used a semi-structured script. The analysis of the content was the method used to interpret the interviews, based on the concepts by the following authors: Laurence Bardin. In order to understand were studied on the representative and symbolic aspects of social actor`s concepts of Serge Moscovici. Nine interviews were conducted with high school students at Escola Técnica São Gabriel. The arguments based on the lack of knowledge about the water resources, basic sanitation, besides, diffuse perceptions about water that we consume, destiny of the sewage were some of the characteristics found in the social representations of the students. The final conclusion of this study is that methodologies of environmental education in the school will be architected with emphasis on solid waste and water resources. Thus, this study gathers subsidies of environmental education strategies also contributing to formal and non-formal education efficiently.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEnvironment Educationpt_BR
dc.subjectSocial Representationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleA representação social e a educação ambiental: um estudo de caso dos alunos de ensino médio de uma escola pública do município de São Gabriel/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235132116415726pt_BR
dc.contributor.referee1Copetti, André Carlos Cruz-
dc.contributor.referee2Alves, Ricardo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266665737268955pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoPor meio da educação ambiental é admissível formar uma sociedade onde a responsabilidade com o meio ambiente desperte não só conhecimento, mas também, respeito a natureza. Qualquer ação de modificação de tais práticas necessita de uma educação possuidora e de uma atitude crítica diante dos desafios da preservação ambiental. Desta maneira o objetivo norteador desta pesquisa foi compreender os obstáculos e potencialidades dos alunos da Escola Técnica Municipal São Gabriel a partir da representação social para a construção da educação ambiental. Para responder as questões de pesquisa e os objetivos deste estudo, fezse uso de um roteiro semi-estruturado. A análise de conteúdo foi o método utilizado para interpretação das entrevistas, com embasamento nos conceitos dos seguintes autores: Laurence Bardin. Como forma de compreender os aspectos representativos e simbólicos dos atores sociais utilizou-se conceitos de Serge Moscovici. Foram efetuadas nove entrevistas com alunos de ensino médio da Escola Técnica Municipal São Gabriel. As idéias de falta de conhecimento sobre os recursos hídricos, saneamento básico, além de percepções difusas sobre água que se consome, destino do esgoto foram algumas das características encontradas nas representações sociais dos alunos. Em decorrência deste estudo, serão arquitetadas metodologias de educação ambiental na escola com ênfase em resíduos sólidos e recursos hídricos. Por fim, este estudo reúne subsídios de estratégias de educação ambiental, contribuindo assim para a educação formal e não- formal eficientemente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
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A representação social e a educação ambiental um estudo de caso dos alunos de ensino médio de uma escola pública do município de São Gabriel RS.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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