???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4508
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerson de Lima-
dc.creatorGonçalves, Rejane Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:30:04Z-
dc.date.available2019-09-05T14:30:04Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rejane Rodrigues. Análise comparativa da metodologia do ensino de sociologia para modalidade EJA em duas escolas estaduais de São Borja. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4508-
dc.description.abstractThe present work deals with a research object that is increasingly explored in academic circles, according to Silva, because it has as its title the methodology of teaching Sociology in two state schools of the municipality, which aims to analyze the didactics necessary for teaching and correct methodology for its effectiveness in the development of a more active and critical student in the society that surrounds it currently. This subject was studied in an effective way with the teachers and some students of this discipline in two institutions of education the State Institute Father Francisco Garcia and the State Institute Arneldo Matter in the EJA modality both located in the municipality of São Borja, RS. It was verified through the mentioned studies and researches that the methodologies used aim to supply a shortage of human and didactic resources of the discipline so that all the professionals who are willing to act in this field and who qualify these people more are valued. Therefore, it is important to carry out a work of valuing this research instrument on the subject, aiming at the rescue of these professionals and their qualification; since the measure that is obtained has transformative action in the school routine. Using a comparative methodology between bibliographical, documentary and semi-structured interviews between teachers and students of the city's educational network, it can verify that the discipline of sociology is currently on the couch.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectTeachers – trainingpt_BR
dc.titleAnálise comparativa da metodologia do ensino de sociologia para modalidade EJA em duas escolas estaduais de São Borjapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545844540948101pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063504518653314pt_BR
dc.contributor.referee1Rhoden, Juliana Lima Moreira-
dc.contributor.referee2Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147292140891511pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um objeto de pesquisa cada vez mais explorado nos meios acadêmicos, segundo Silva, pois tem como título a metodologia do ensino de Sociologia em duas escolas estaduais do município, que trás como objetivo uma análise das metodologias de ensino de Sociologia, e a maneira como ela é ensinada/trabalhada nas instituições Instituto Estadual Arnaldo Matter e Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, ambos situados na cidade de São Borja. Este tema foi estudado, de forma efetiva com os professores e alguns alunos da referida disciplina em duas instituições de ensino o Instituto Estadual Padre Francisco Garcia e o Instituto Estadual Arneldo Matter na modalidade EJA ambas localizados no município de São Borja- RS. Constatou-se, através dos referidos estudos e pesquisas que as metodologias usadas visam suprir uma carência de recursos humanos e didáticos da disciplina para que sejam valorizados todos os profissionais que se dispõe a atuar nesse campo e que se qualifique mais essas pessoas. Portanto, eis a importância de se realizar um trabalho de valorização deste instrumento de pesquisa acerca do tema, objetivando o resgate desses profissionais e a qualificação dos mesmos; visto que a medida que se consegue tem ação transformadora na rotina escolar. Utilizando-se de uma metodologia comparativa entre as pesquisas bibliográfica, documental e as entrevistas semi estruturadas entre professores e alunos da rede de ensino da cidade, podendo assim verificar que a disciplina da sociologia atualmente está no divã.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rejane Rodrigues Gonçalves 2019.pdf879.45 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???