???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4506
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Krause, Keli-
dc.creatorFanfa, Luiz Renato Pereira-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:29:28Z-
dc.date.available2019-09-05T14:29:28Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.citationFANFA, Luiz Renato Pereira. APAE de São Borja: uma análise sobre as politicas públicas educacionais. 2019. 61 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4506-
dc.description.abstractEn este trabajo se propone analizar la creación de la APAE como entidad que posibilita promover acciones en defensa de los derechos de los niños, jóvenes y adultos, bien como prestación de servicios direccionados a una mejor calidad de vida de las personas con deficiencia y total apoyo a la familia, con la intención de formar una sociedad solidaria y justa. Para tanto, se vuelve fundamental investigar su trayectoria histórica, pues la construcción de la APAE en la ciudad de São Borja - RS fue resultado de la movilización de la sociedad de la misma que influyó en su trayectoria con relación a la urgencia de la Educación Especial ser implantada en esta ciudad. En este sentido, com el objetivo de comprender los procesos y rumbos de implementación de atendimientos educacionales y también elucidar el proceso de inclusión de las personas com deficiencias en el ámbito educacional. Se volvió esencialmente importante acompañar el proceso de las diversas entidades educacionales, de las entidades de apoyo, así como actitudes públicas que preconizaron la Educación Especial. De esta forma el primer momento visa rescatar históricamente la trayectoria de las discusiones que posibilitaron la creación de actitudes públicas para el tratamiento digno e igualitario para las personas con deficiencias. En un segundo momento visa comprender los procesos legales que legitiman, garantizan y problematizan las articulaciones de los alumnos com necesidades especiales. En el tercer capítulo, se va buscar cuestionar la condición de la APAE como entidad que enfoca promover, auxiliar e incentivar el proceso de inclusión de los alumnos com necesidades especiales. Para tanto, se hace necesaria como metodología, la pesquisa bibliográfica de forma a posibilitar el aporte teórico acerca de las discusiones sobre la “igualdad de derechos” y la parte educacional de las personas con deficiencias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação – Históriapt_BR
dc.subjectSão Borjapt_BR
dc.subjectAPAE São Borjapt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectEducación – Historiapt_BR
dc.titleAPAE de São Borja: uma análise sobre as politicas públicas educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913569587939242pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5535196635820499pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Claudete Robalos da-
dc.contributor.referee2Correia, Gilvane Belem-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642573787543596pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319979476636319pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propõe-se analisar a criação da APAE enquanto entidade que possibilita promover ações em defesa dos direitos de crianças, jovens e adultos, assim como prestação de serviços direcionados para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e total apoio a família, no intuito de formar uma sociedade solidária e mais justa. Para tanto, torna-se fundamental investigar sua trajetória histórica, pois a construção da APAE na cidade de São Borja – RS foi resultado da mobilização da sociedade são-borjense que influenciou na sua trajetória quanto a urgência da Educação Especial ser implantada nesta cidade. Neste sentido, objetivando compreender os processos e rumos de implementação de atendimentos educacionais e também elucidar o processo das pessoas com deficiência no âmbito educacional. Tornou-se essencialmente importante acompanhar o processo das diversas atividades educacionais, das entidades de apoio, assim como as atitudes públicas que preconizaram a Educação Especial. Neste sentido o primeiro momento visa resgatar historicamente, a trajetória das discussões que possibilitaram a criação de atitudes públicas para o tratamento digno e igualitário para pessoas com deficiências. Num segundo momento, visa-se compreender os processos legais que legitimam, garantem e problematizam as articulações de alunos com necessidades especiais. No terceiro capítulo, buscar-se-á questionar a APAE como entidade que visa promover, auxiliar e incentivar o processo educativo e a melhoria de vida dos alunos com necessidades especiais. Para tanto, faz-se necessária como metodologia, a pesquisa bibliográfica de forma a possibilitar o aporte teórico acerca das discussões em torno da “igualdade de direitos” e a parte educacional das pessoas com deficiências.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luiz Renato Pereira Fanfa 2019.pdf1.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???