???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4066
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra-
dc.creatorMinozzo, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-24T12:00:29Z-
dc.date.available2019-06-24T12:00:29Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.citationMINOZZO, Guilherme da Silva. A inclusão de alunos com transtornos globais do desenvolvimento na rede estadual do município de São Borja: uma análise sobre a Escola Estadual Técnica Olavo Bilac. 2016. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4066-
dc.description.abstractThis course conclusion work deals with the inclusion of students with pervasive developmental disorders in the regular school system, giving focus to the State Technical School Olavo Bilac, located in São Borja, in which a descriptive research nature is performed documentary, using the inductive approach. The goal is to verify that public policy who care about this group of individuals are effective and actually have the necessary range. The work is divided into two chapters. The first, theoretical bias, draws a historical review of the concept of inclusion, the first steps taken to assist people with special needs, both global and national levels, and, then, provides an overview of the features that define disorders development and analysis of inclusion policies, demonstrating the legal apparatus to ensure access for people with special needs in regular schools. The second chapter seeks to identify the present reality in the school and how teachers deal with the topic of inclusion, the difficulties and potentialities of the teaching practice with the students included. Therefore, with the dimension for data analysis observation and semi-structured interview, the latter accepts methodologically as a document. Highlights, therefore, the difficulty that teachers and students face as inclusive practice is not done effectively, despite the existence of policies to ensure their basic right to education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com transtornos globais do desenvolvimento na rede estadual do município de São Borja: uma análise sobre a Escola Estadual Técnica Olavo Bilacpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028351674778776pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752000647024265pt_BR
dc.contributor.referee1Correa, Anderson Romario Pereira-
dc.contributor.referee2Guindani, Yáscara Michele Neves Koga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069656994720229pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869652027513088pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso aborda a inclusão dos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento na rede regular de ensino, dando enfoque à Escola Estadual Técnica Olavo Bilac, situada na cidade de São Borja, na qual é realizada uma pesquisa de caráter descritivo de cunho documental, utilizando a abordagem indutiva. O objetivo consiste em verificar se as políticas públicas que zelam sobre este grupo de indivíduos são de fato efetivas e têm o alcance necessário. O trabalho encontra-se divido em dois capítulos. O primeiro, de viés teórico, traça uma reconstrução histórica do conceito de inclusão, as primeiras medidas adotadas para atender os indivíduos com necessidades especiais, tanto em âmbito mundial quanto nacional, e, após, apresenta um panorama sobre as características que definem os transtornos do desenvolvimento e uma análise sobre as políticas de inclusão, demonstrando os aparatos legais que garantem o acesso dos indivíduos com necessidades especiais a escolas regulares. O segundo capítulo busca identificar a realidade presente na escola e como os professores lidam com o tema da inclusão, as dificuldades e potencialidades da prática docente em relação aos alunos inclusos. Para tanto, toma como objeto para a análise de dados a observação e entrevista semi-estruturada, esta última aceita metodologicamente como documento. Evidencia, desta forma, a dificuldade que os professores e alunos enfrentam, pois a prática inclusiva ainda não é feita de maneira efetiva, apesar da existência de políticas para garantir seu direito básico à educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Guilherme da Silva Minozzo 2016.pdf945.64 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???