???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3934
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Acessibilidade no turismo: um estudo de caso sobre o acesso físico aos espaços públicos no Centro Histórico de Jaguarão-RS
Autor(es): Palmieri, Diego Pautz
Primeiro Orientador: Silva, Adriana Pisoni da
1° Membro da banca: Melo, Alan Dutra de
2° Membro da banca: Fischer, Vanessa Eliza
Resumo: 0 presente trabalho refere-se a temática da acessibilidade no turismo e a sua aplicabilidade nos espaços turísticos na cidade de Jaguarão/RS/Brasil. O objetivo geral é fazer um estudo sobre acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na área do centro histórico do município. Os objetivos específicos são analisar a legislação vigente acerca da acessibilidade, além de verificar a adaptação, ou seja, a infraestrutura disponível ou não neste recorte da cidade de Jaguarão-RS para receber o turista com deficiência física/motora e visual, partindo do pressuposto da adaptação das calçadas no centro histórico quanto a disponibilidade de rampas, pisos tátil e verificando a existência de barreiras arquitetônicas que impeçam o seu deslocamento pelo passeio público. A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, com natureza observatória e descritiva. Além disso, foi realizada a observação direta, fazendo o levantamento fotográfico, bem como a medição das rampas encontradas no perímetro urbano delimitado da pesquisa. Mesmo que, apesar dos direitos assegurados em leis, às pessoas com deficiência (PCD), muitas vezes não usufruem das atividades do turismo. Através da investigação obteve-se dados relevantes quanto a precariedade da acessibilidade no município, bem como a contribuição deste trabalho em fornecer informações para que possamos compreender a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência e refletir sobre maneiras de inseri-las ao processo de participação e acesso ao espaço turístico da cidade.
Abstract: El presente trabajo se refiere a la temática de la accesibilidad en el turismo y su aplicabilidad en los espacios turísticos en la ciudad de Yaguarón/RS/Brasil. El objetivo general es hacer un estudio sobre accesibilidad para las personas con discapacidad y movilidad reducida en el área del centro histórico del municipio. Los objetivos específicos son analizar la legislación vigente acerca de la accesibilidad, además de verificar la adaptación, o sea, la infraestructura disponible o no en este recorte de la ciudad de Yaguarón-RS para recibir al turista con discapacidad física / motora y visual, partiendo del presupuesto adaptación de las aceras en el centro histórico en cuanto a la disponibilidad de rampas, pisos táctiles y verificando la existencia de barreras arquitectónicas que impidan su desplazamiento por el paseo público. La metodología utilizada fue basada en la investigación bibliográfica, de campo, con naturaleza observatoria y descriptiva. Además, se realizó la observación directa, haciendo el levantamiento fotográfico, así como la medición de las rampas encontradas en el perímetro urbano delimitado de la investigación. Aunque a pesar de los derechos asegurados en leyes, a las personas con discapacidad (PCD), a menudo no disfrutan de las actividades del turismo. A través de la investigación se obtuvieron datos relevantes en cuanto a la precariedad de la accesibilidad en el municipio, así como la contribución de este trabajo en proporcionar informaciones para que podamos comprender la problemática enfrentada por las personas con discapacidad y reflexionar sobre maneras de insertarlas al proceso de participación y acceso al espacio turístico de la ciudad.
metadata.dc.subject: Acessibilidade
Infraestrutura
Jaguarão, RS
Legislação
Turismo.
Accesibilidad
Infraestructura
Yaguarón, RS
Legislación
Turismo
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Gestão Estratégica em Turismo
metadata.dc.identifier.citation: PALMIERI, Diego Pautz. Acessibilidade no turismo: um estudo de caso sobre o acesso físico aos espaços públicos no Centro Histórico de Jaguarão-RS. 25p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3934
metadata.dc.date.issued: 29-Aug-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Gestão Estratégica em Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DiegoPautzPalmieri2018.pdfDiego Pautz Palmieri 2018788.8 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???