Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3909
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Fischer, Vanessa Eliza-
dc.creatorTermesano, Débora Nunes-
dc.date.accessioned2019-04-10T12:23:39Z-
dc.date.available2018-12-17-
dc.date.available2019-04-10T12:23:39Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationTERMESANO, Débora Nunes. Educação para o turismo: uma cartilha de educação patrimonial da Praça Comendador Azevedo, Jaguarão/RS. 62p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3909-
dc.description.abstractEl presente trabajo aborda el tema educación patrimonial y turismo. Propone la construcción de una cartilla de educación patrimonial sobre la Plaza Comendador Azevedo. A través de la investigación se percibió que Jaguarão posee pocos materiales gráficos y educativos que traten de la sensibilización turística de los patrimonios reviviendo memorias e historias de la ciudad. Así se buscó suplir esta carencia, para ello se reunieron, recogieron y organizaron los datos que componen la cartilla. La metodología de este proyecto fue definida como investigación de cuño cualitativo, de naturaleza aplicada y objetivo descriptivo. Los procedimientos utilizados fueron investigaciones bibliográficas, documentales e investigación de campo. Por lo tanto, para fundamentar este proyecto se realizaron investigaciones bibliográficas sobre turismo, cultura y patrimonio, educación patrimonial y espacios de ocio, además de la investigación de campo. También fue investigada la historia de Jaguarão y de la Plaza Comendador Azevedo a fin de recoger informaciones constantes en la cartilla. Después, se buscó cómo elaborar una cartilla, para entonces construir la cartilla basada en las cuatro fases de la educación patrimonial observación, registro, explotación y apropiación. Con el presente trabajo fue posible elaborar la cartilla que servirá como herramienta de educación patrimonial y contribuir al desarrollo turístico de Jaguarão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectPraça Comendador Azevedo - Jaguarão, RSpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCartillapt_BR
dc.subjectEducación Patrimonialpt_BR
dc.subjectPlaza Comendador Azevedo - Yaguarón, RSpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleEducação para o turismo: uma cartilha de educação patrimonial da Praça Comendador Azevedo, Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ângela Mara Bento-
dc.contributor.referee2Farinha, Alessandra Buriol-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema educação patrimonial e turismo. Propõe a construção de uma cartilha de educação patrimonial sobre a Praça Comendador Azevedo. Através da pesquisa percebeu-se que Jaguarão possui poucos materiais gráficos e educativos que tratem da sensibilização turística dos patrimônios, revivendo memórias e histórias da cidade. Assim buscou-se suprir esta carência, para isso foram reunidos, coletados e organizados os dados que compõem a cartilha. A metodologia deste projeto foi definida como pesquisa de cunho qualitativo, de natureza aplicada e objetivo descritiva. Os procedimentos utilizados foram pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa de campo. Portanto, para fundamentar este projeto foram efetuadas pesquisas bibliográficas sobre turismo, cultura e patrimônio, educação patrimonial e espaços de lazer, além da pesquisa de campo. Também foi pesquisada a história de Jaguarão e da Praça Comendador Azevedo a fim de coletar informações constantes na cartilha. Após, buscou-se como elaborar uma cartilha, para então a construir da cartilha baseada nas quatro fases da educação patrimonial observação, registro, exploração e apropriação. Com o presente trabalho foi possível elaborar a cartilha que servirá como ferramenta de educação patrimonial e contribuir para o desenvolvimento turístico de Jaguarão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologia em Gestão do Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DeboraNunesTermesano2018.pdfDébora Nunes Termesano 20185.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.