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dc.contributor.advisor1Pereira, Camila Rodrigues-
dc.creatorGallina, Amanda Aver-
dc.date.accessioned2019-03-21T12:36:14Z-
dc.date.available2019-03-21T12:36:14Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationGALLINA, Amanda Aver. Marketing digital e o engajamento com os seguidores: uma análise do facebook e do instagram do Bar da Lua. 2018. 87 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3847-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze which digital marketing strategies present in the social media of the “Bar da Lua” contribute to a greater engagement of the followers. In order to do this, we focus on the importance of using digital marketing tools in social media as a strategy for communication, as well as understanding how engagement is achieved through Facebook and Instagram metrics. For this, the methodology was as following: 1) bibliographic research; 2) documentary research with data analysis; and 3) development of categories of analysis. The bibliographical research was carried out from authors that approach the themes digital marketing, social media, relationship marketing and engagement. The documentary research was conducted based on analyzes of the reports available by Facebook ADS and Instagram ADS from May to August of 2018, considering the empirical analysis of the metrics available in the reports. From a total of 60 posts were selected to perform the engagement calculation. For the content analysis, 10 Facebook publications and 10 Instagram publications were selected. After performing the search steps, categories of analysis were created to classify the posts for an identification of the strategies and tools used by “Bar da Lua”. Five categories were created: 1) sales promotion; 2) Brand DNA; 3) social media as a shop window; 4) souvenirs and 5) information. Finally we can understand that the tools available in social media when used in a way that refers to a follower identification with the brand, results in a high value of engagement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectBar da Lua (Pelotas, RS)pt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectBusiness Communicationpt_BR
dc.titleMarketing digital e o engajamento com os seguidores: uma análise do facebook e do instagram do Bar da Luapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883148807466588pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2232392210490858pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Fabio Fra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9428497716148976pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar quais estratégias de marketing digital, presentes nas mídias sociais do Bar da Lua, contribuem para um maior engajamento dos seguidores. Para isso, abordou-se a importância do uso das ferramentas do marketing digital nas mídias sociais como estratégia para a comunicação das empresas, além de procurar entender como é realizado o engajamento a partir das métricas do Facebook e Instagram. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental com análise de dados e a criação de categorias de análise. A pesquisa bibliográfica foi exercida a partir de autores que abordam as temáticas marketing digital, mídias sociais, marketing de relacionamento e engajamento. A pesquisa documental foi conduzida a partir de análises dos relatórios disponibilizados pelo Facebook ADS e Instagram ADS nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2018, juntamente com a análise empírica das métricas disponíveis nos relatórios. Ao total, foram 60 postagens selecionadas para a realização do cálculo de engajamento. Para a análise do conteúdo, foram selecionadas dez publicações do Facebook e dez publicações do Instagram do bar. Depois de realizadas as etapas da pesquisa, foram criadas categorias de análise para a classificação das postagens, a fim de identificar as estratégias e ferramentas utilizadas pelo Bar da Lua. Cinco categorias foram criadas: 1) promoção de vendas; 2) DNA da marca; 3) mídias sociais como vitrines; 4) lembranças e 5) informação. Por fim, pode-se compreender que as ferramentas disponíveis nas mídias sociais, quando utilizadas de forma que remeta a uma identificação do seguidor com a marca, resultam em um alto valor de engajamento.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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