???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3250
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kelm, Miriam Denise-
dc.creatorMattos, Jéssica Vaz de-
dc.date.accessioned2018-07-31T16:18:25Z-
dc.date.available2018-07-26-
dc.date.available2018-07-31T16:18:25Z-
dc.date.issued2013-05-10-
dc.identifier.citationMATTOS, Jéssica Vaz de. O mito do gaúcho ou gaúcho: um olhar entre o imaginário, a literatura e a canção da região pampiana. 85 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3250-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene por objetivo estudiar el mito del gaucho desde su origen, en la literatura gauchesca de la región pampeana, hasta su actual representación, específicamente en el género canción nativista. Es importante aclarar que el mito, aquí, no es considerado ficción, una explicación intelectual o una fantasía artística, sino una realidad viva, que domina y determina el mundo, según lo que presenta Zilmberman (1977). A lo largo de esta investigación, serán presentados distintos aspectos que caracterizan el mito, el gaucho – real y mitificado, la pampa, la frontera, el regionalismo, entre otros. Posteriormente, serán analizados algunos cánones de la literatura gauchesca como Martin Fierro (José Hernández), Contos gauchescos (Simões Lopes Neto), Don Segundo Sombra (Ricardo Güiraldes) y Um certo capitão Rodrigo, capítulo de O continente (Erico Verissimo). Estableceremos, así, relaciones entre estas obras y las letras de las canciones nativistas actuales, en las cuales todavía se puede encontrar la manifestación de este mito, buscando modificaciones y/o reafirmaciones en la esencia de su representación. Cabe añadir que dichas canciones surgen como el fruto del movimiento de festivales de música nativista en el estado del Río Grande del Sur, que empieza en la década de los 1970, y constituyen un significativo acervo de la poesía gauchesca contemporánea, así que es importante utilizarlo como objeto de investigación. A partir de ahí, se pretende observar en estas poesías/letras cómo, en la actualidad, el mito del gaucho, representado en la canción nativista, corresponde a las expectativas de identidad/identificación de parte de la población sur-riograndense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMito do gaúchopt_BR
dc.subjectPampapt_BR
dc.subjectLiteratura gauchescapt_BR
dc.subjectCanção nativistapt_BR
dc.subjectMito del gaucho,pt_BR
dc.subjectCanción nativistapt_BR
dc.titleO mito do gaúcho ou gaúcho: um olhar entre o imaginário, a literatura e a canção da região pampianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee2Medeiros, Vera Lúcia Cardoso-
dc.contributor.referee3Camargos, Moacir Lopes de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo estudar o mito do gaúcho desde sua origem, na literatura gauchesca da região pampiana, até sua atual representação, especificamente no gênero canção nativista. Cabe esclarecer que mito, aqui, não é considerado uma ficção, explicação intelectual ou uma fantasia artística, mas uma realidade viva, que domina e determina ininterruptamente o mundo, conforme apresenta Zilberman (1977). Ao longo desta pesquisa, serão apresentados diversos aspectos que caracterizam o mito, o gaúcho – real e mitificado, o pampa, a fronteira e o regionalismo, entre outros. Posteriormente, serão analisados alguns cânones da literatura pampiana como Martin Fierro (José Hernández), Contos Gauchescos (Simões Lopes Neto), Don Segundo Sombra (Ricardo Güiraldes) e Um certo capitão Rodrigo, capítulo de O continente (Erico Verissimo). Estabeleceremos relações entre essas obras e as letras das canções nativistas atuais, nas quais ainda se pode encontrar a manifestação deste mito, buscando por modificações e/ou reafirmações na essência de sua representação. Vale considerar que tais canções surgem como fruto do movimento dos festivais de música nativista no estado do Rio Grande do Sul, a partir da década de 1970, e constituem significativo acervo da poesia gauchesca contemporânea, o que pode-se considerar de grande importância como objeto de estudo. A partir disso, pretende-se observar nessas letras/poesias como, na atualidade, o mito do gaúcho, representado na canção nativista, corresponde aos anseios de identidade e/ou identificação de boa parte da população sul-rio-grandense.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Jéssica Mattos 2013.pdf648.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???