???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Elenilson Freitas-
dc.creatorEsteves, Kauana Garcia Chaves-
dc.date.accessioned2018-06-07T11:15:33Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-07T11:15:33Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.identifier.citationESTEVES, Kauana Garcia Chaves. Uma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química com o tema alimentos. 64 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3015-
dc.description.abstractThis work results from a proposal of Didactic Sequence to contextualize the teaching of organic chemistry with Food theme, giving emphasis to the macromolecules Carbohydrates, Lipids and Proteins. The work was applied at the School of secondary education José Gomes Filho, with a group of 3rd year of polytechnic high school. For the development of the proposal, ten classroom hours were used, divided into three stages. In the first, the initial problematization occurred, where a questionnaire was applied and a text on the subject was discussed. The second stage was the organization of knowledge, where the students studied each of the macromolecules with their functions, examples and also a review of the organic functions present in them, and after the study of each one, experiments were carried out on the respective nutrient. The last step was the application of knowledge, where an experimental class was made and the students identified the macromolecules present in the food samples through specific reagents and applied an evaluation on all the content and work developed. After the application of the didactic sequence, it was concluded that the proposal provoked in the students a greater interest in the classes, that participated in the learning process counting their experiences and their perceptions, had a conceptual evolution and a greater knowledge about the theme worked.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química com o tema alimentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee3Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma proposta de Sequência Didática para contextualizar o ensino de química orgânica com a temática Alimentos, dando ênfase para as macromoléculas Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. O trabalho foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho, com uma turma de 3º ano do Ensino Médio Politécnico. Para o desenvolvimento da metodologia dos três momentos pedagógicos foram utilizadas 10 horas/aula. Na primeira etapa, ocorreu a problematização inicial, onde foi aplicado um questionário e discutido um texto sobre o tema. A segunda etapa foi a organização do conhecimento, onde os alunos estudaram cada uma das macromoléculas com suas funções, exemplos e também revisão de funções orgânicas presentes nas mesmas e, após o estudo de cada uma foram realizados experimentos sobre o respectivo nutriente. A última etapa foi a aplicação do conhecimento, onde foi feita uma aula experimental e os alunos identificaram as macromoléculas presentes nas amostras de alimentos através de reagentes específicos e aplicou-se uma avaliação sobre todo o conteúdo e trabalho desenvolvido. Após a aplicação da sequência didática, conclui-se que a proposta provocou nos alunos um maior interesse nas aulas, que participassem do processo de aprendizagem contando suas vivências e suas percepções, tivessem uma evolução conceitual e um maior conhecimento sobre o tema trabalhado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Kauana Chaves Esteves -2017.pdf1.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???