???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Zimmermann,Nilo Eduardo Kehrwald-
dc.creatorLoreto, Suelen Charqueiro-
dc.date.accessioned2018-06-07T11:15:15Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-07T11:15:15Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationLORETO, Suelen Charqueiro. As atividades experimentais no contexto dos docentes de química em uma escola da rede publica: avanços e recuos possibilitados pela prática. 120 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3014-
dc.description.abstractThis research presents a brief discussion about the importance of experimental practices in the context of chemistry teaching and the indispensable role of the teacher in the teaching and learning process of these practices. In order to advance the understanding of these aspects, it became necessary to search for theoretical references that base the reflections regarding the emergence of practical classes in school benches; About the objectives of experimentation in this context; The skills and abilities that can be developed according to the National Curricular Parcels of the Secondary School, as well as the reflexes of these actions in the teaching practice. In an empirical study, this study sought to understand the main implications found by teachers in a middle and elementary school in the city of Bagé, in approaching experimentation in their daily teaching practice through an interview with three teachers of Chemistry Education. The information obtained through these interviews was analyzed through the methodology of Textual Discursive Analysis (DTA) according to Moraes and Galiazzi (2007). Through the analysis of the teachers' discourses in the interviews, it was possible to see that the teachers recognize the relevance of the experimental classes in the context of the teaching of chemistry, however, the development of this type of activity entails some difficulties such as the lack of time to plan and to carry out such actions, the absence of available resources that enable the classes as well as the students' demotivation in the context of the experimental practices. Thus, this set of aspects presented by the research subjects triggered the production of a reference material, that is, a handout consisting of scientific concepts, experimental activities as well as some questions to assist in the research process of teaching and learning chemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação em químicapt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleAs atividades experimentais no contexto dos docentes de química em uma escola da rede publica: avanços e recuos possibilitados pela práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Bruna Roman-
dc.contributor.referee1Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald-
dc.contributor.referee2Nunes, Bruna Roman-
dc.contributor.referee3Santos, Hélen Giorgis-
dc.contributor.referee4Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta investigação apresenta uma breve discussão sobre a importância das práticas experimentais no contexto do ensino de química e o indispensável papel do professor no processo de ensino e aprendizagem destas práticas. A fim de avançar na compreensão destes aspectos, tornou-se necessária a busca por referenciais teóricos que fundamentam as reflexões referentes ao surgimento das aulas práticas nos bancos escolares; sobre os objetivos da experimentação nesse contexto; as competências e habilidades que podem ser desenvolvidas segundo os Paramentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio; bem como os reflexos destas ações na prática docente. Em caráter empírico, este estudo buscou compreender as principais implicações encontradas pelos docentes, de uma escola de ensino médio e fundamental da cidade de Bagé, em abordar a experimentação na sua prática docente cotidiana por meio de entrevista com três professores da Educação em Química. As informações obtidas por meio destas entrevistas foram analisadas através da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) segundo Moraes e Galiazzi (2007). Por meio da análise frente aos discursos dos professores nas entrevistas, pôde-se perceber que os docentes reconhecem a relevância das aulas experimentais no contexto do ensino de química, entretanto, o desenvolvimento desse tipo de atividade acarreta algumas dificuldades como a falta de tempo para planejar e realizar tais ações, a ausência de recursos disponíveis que viabilizam as aulas assim como a desmotivação dos discentes diante ao contexto das práticas experimentais. Dessa forma, esse conjunto de aspectos apresentados pelos sujeitos da pesquisa desencadeou a produção de um material de consulta, ou seja, uma apostila constituída de conceitos científicos, atividades experimentais bem como alguns questionamentos para auxiliar no processo de investigativo do ensino e aprendizagem de química.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Sulen Loreto 2017.pdf2.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???