???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2816
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lisboa, Rodrigo da Silva-
dc.creatorCardoso, Renata Peçanha-
dc.date.accessioned2018-04-26T13:12:40Z-
dc.date.available2017-12-08-
dc.date.available2018-04-26T13:12:40Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationCARDOSO, Renata Peçanha. Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2816-
dc.description.abstractThe present study shows the importance of the components present in the packaging of fine Brazilian wines, seeking to understand the consumer's vision when buying this beverage. The work was carried out through a questionnaire composed of nine questions regarding the objective of the work, and five socioeconomic questions, distributed online, through applications and social networks. A quantitative survey was carried out, with 163 respondents, of which 77.30% were wine consumers, where the most conspicuous items were the label and counter, followed by the bottle, and last, but with importance, the wine corking. Within the label and counter-label, the mandatory items that obtained the highest results were the classification (red, rosé and white), and the alcoholic graduation, and of the optional items evaluated, the variety of the cultivar and the vintage were the informations in which they are most observed when buying wine. Regarding the type of fence, a total of four materials were evaluated, where the natural cork was highlighted and still remains in the preference of the Brazilian for red wines and for white wines, also of corking items, its porosity was considered very important. Of the items referring to the bottle, its color was the most important factor, both for white wines and for red wines. Considering the results it is up to companies to consider what consumers value, and to design labels that appeal to this audience. It is suggested a more detailed study of this research that achieves a broader socioeconomic segmentation, to represent the Brazilian wine consumer as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVinhospt_BR
dc.subjectEmbalagem de vinhopt_BR
dc.subjectConsumidores de vinhopt_BR
dc.subjectWine packagingpt_BR
dc.subjectWine onsumerspt_BR
dc.titleAnálise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lisboa , Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Costa, Vagner Brasil-
dc.contributor.referee3Schumacher, Rafael Lizandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo denota a importância dos componentes presente na embalagem de vinhos finos brasileiros, buscando entender a visão do consumidor no momento da compra dessa bebida. O trabalho foi realizado através de um questionário composto por nove perguntas referente ao objetivo do trabalho, e cinco perguntas socioeconômicas, distribuídos de forma online, através de aplicativos e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 163 respondentes, sendo 77,30% consumidores de vinhos, onde dos itens que compõe a embalagem os que mais se destacaram foram o rótulo e contrarrótulo, seguidos pela garrafa, e por último, mas com importância, o arrolhamento dos vinhos. Dentro do rótulo e contrarrótulo, os itens obrigatórios que obtiveram maiores resultados foram a classificação (tintos, rosé e branco), e a graduação alcóolica, e dos itens facultativos avaliados, a variedade da cultivar e a safra foram as informações na qual são mais observadas no momento da aquisição de vinhos. Quanto ao tipo de vedação, foram avaliadas um total de quatro materiais, onde a rolha de cortiça ganhou destaque e ainda permanece na preferência do brasileiro para vinhos tintos e para vinhos brancos, também dos itens do arrolhamento, a sua porosidade foi considerada muito importante. Dos itens referentes a garrafa, a sua cor foi o fator mais importante, tanto para vinhos brancos, como para os vinhos tintos. Considerando os resultados cabe as empresas considerarem o que os consumidores valorizam, e elaborar rótulos que atraiam este público. Sugere-se um estudo mais detalhado desta pesquisa que consiga uma segmentação socioeconômica mais ampla, para representar o consumidor de vinho brasileiro como um todo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Enologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RENATA PEÇANHA CARDOSO.pdfRenata Peçanha Cardoso 2017785.34 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???