???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2772
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Gacki, Sérgio Ricardo Silva-
dc.creatorCampos, Camila Dinat-
dc.date.accessioned2018-04-24T11:51:33Z-
dc.date.available2018-04-24T11:51:33Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.citationCAMPOS, Camila Dinat. Reflexões sobre a EJA: pensando o reconhecimento das diferenças e o problema da evasão. 2017. 53p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2772-
dc.description.abstractEl presente trabajo de investigación tiene como foco la modalidad de enseñanza Educación de Jóvenes y Adultos – EJA. La terminología EJA surgió en la Ley de Directrices y Bases de la Educación de 1996 se trata de una modalidad de enseñanza que abarca la Enseñanza Fundamental y Enseñanza Media, siendo destinada a aquellos que no tuvieron acceso a la escuela o no consiguieron concluir la escuela. A partir de esta temática se pretendió reflexionar sobre evasión escolar en la EJA y con ello investigar los posibles que la provocaron. Para alcanzar los objetivos propuestos se desarrolló el presente trabajo que se describió a continuación. El capítulo 01 titulado Contexto Histórico de la Educación de Jóvenes y Adultos fue demostrado las acciones que ocurrieron con la educación de jóvenes y adultos desde el período colonial hasta la primera década del 2000. El Capítulo 02 titulado Una Visión General de la Evasión en la Educación de Jóvenes y Adultos presentamos algunos índices a partir de los datos oficiales del INEP y del IBGE sobre evasión y otros factores, además, algunos proyectos implementados por el gobierno y Estados en la búsqueda de amenizar la evasión .El último capítulo titulado Reconocimiento de las Diferencias como Experiencia Productiva para Amenizar la Evasión en la EJA se demuestra la gran diversidad del público EJA y la reflexión de que a través del reconocimiento y respeto a esas diferencias puede convertirse en una propuesta productiva para esa modalidad de enseñanza.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolar na educação de adultospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducación para jóvenes y adultospt_BR
dc.titleReflexões sobre a EJA: pensando o reconhecimento das diferenças e o problema da evasãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0237530354373359pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512714676917940pt_BR
dc.contributor.referee1Sa, Jonivan Martins de-
dc.contributor.referee2Silva, Camila de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819114335361707pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684510949704215pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como foco a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos- EJA. A terminologia EJA surgiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 se trata de uma modalidade de ensino que abrange o Ensino Fundamental e Ensino Médio sendo que é destinada aqueles que não tiveram acesso à escola ou não conseguiram concluir a escola. A partir dessa temática pretendeu-se refletir sobre evasão escolar na EJA e com isso investigar os possíveis que a provocaram. Para atingir os objetivos propostos foi desenvolvido o presente trabalho a seguir descritas. O capítulo 01 intitulado Contexto Histórico da Educação de Jovens e Adultos foi demonstrada as ações que ocorreram com a educação de jovens e adultos desde o período colonial até a primeira década de 2000. O Capítulo 02 intitulado Uma Visão Geral da Evasão na Educação de Jovens e Adultos apresentamos alguns índices a partir dos dados oficiais do INEP e do IBGE sobre evasão e outros fatores, além disso, alguns projetos implementados pelo governo e Estados na procura de amenizar a evasão. O último capítulo intitulado Reconhecimento das Diferenças como Experiência Produtiva para Amenizar a Evasão na EJA demostra-se a grande diversidade do público EJA e a reflexão de que através do reconhecimento e respeito a essas diferenças pode se tornar uma proposta produtiva para essa modalidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CAMILA DINAT CAMPOS (2017).pdf955.75 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???