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dc.contributor.advisor1Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi-
dc.creatorBrito, Gabriela do Prado Sá-
dc.date.accessioned2017-06-09T19:01:59Z-
dc.date.available2017-06-09T19:01:59Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1636-
dc.description.abstractDue to the world’s population and economical growth along the past few decades, there have been great concerns over the final destination of the residues generated by humanity. Old tires are among these residues, and are being produced in scales each time larger, which, along with its long degradation time, results on its accumulation in the environment .In order to revert the present scenario of overloaded landfills, many research have been made, whose primary goal is to find an adequate destination to these tires once they are no longer in use. This paper aims to evaluate the proprieties of concrete with embedded rubber residues on the production of concrete blocks for interlocked pavement. To develop this research, it was first calculated the reference trace, and chosen the percentage of substitution of aggregate for residue, being the utilized trace 1:1,72:2,15, factor a/c = 0,49, and the replacement percentages 3,88, 4,48% and 5,82% of the aggregate volume. The replacement was made mainly on the sand than on gravel 0, and the rubber fibers came to represent 2, 45%, 3, 07% and 3, 69% of the total concrete volume. In this research was made a characterization of the material, a study of the proprieties on fresh state (specific mass and concrete consistency) and evaluation of the proprieties on the hardened state (resistance to compression and water absorption), concluding that, the replacement of aggregate for rubber residues reduces the resistance to compression of concrete blocks ,so that these can only be used in places with light loading, which is not referenced on the standard referent to interlocked pavement.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectRubber tiresen
dc.subjectConcreteen
dc.subjectAggregatesen
dc.titleEstudo da viabilidade técnica de paver com resíduo de pneu em substituição parcial dos agregadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.co-advisorOliveira, Marcelo-
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS-
dc.description.resumoCom o crescimento populacional, e econômico, nas ultimas décadas, surgiu cada vez mais problemas quanto a destinação final dos resíduos gerados pela humanidade. O pneu velho é um destes resíduos, que esta sendo produzido em escala cada vez maior, mas que tem um tempo de degradação muito grande, gerando o acumulo deste. Para tentar reverter o quadro de lotação dos aterros, muitas pesquisas vem sendo realizadas, para achar destinação final adequada para os pneus ao final de sua vida útil. Este trabalho visa avaliar as propriedades do concreto com resíduo de borracha incorporado a ele, para fabricação de blocos de concreto para pavimentação intertravada. Para o desenvolvimento desta pesquisa, primeiramente foi calculado o traço referência e escolhido porcentagem de substituição do agregado por resíduo, sendo que o traço utilizado foi 1: 1,72: 2,15, fator a/c =0,49, e as porcentagem de substituição foi de 3,88%, 4,48% e 5,82% do volume dos agregados. A substituição se deu em maior parte na areia, do que no pedrisco, e as fibras borracha passaram a representar 2,45%, 3,07% e 3,69% do volume total do concreto. Nesta pesquisa foi feita a caracterização do material, estudo das propriedades no estado fresco (massa específica e consistência do concreto) e avaliação das propriedades no estado endurecido (resistência a compressão e absorção de água), concluindo que a substituição dos agregados por resíduos de borracha reduz a resistência a compressão dos blocos de concreto, podendo, estes, serem usados, apenas em lugares com carregamento estritamente leves, o qual não é referenciado na norma referente aos pavimentos intertravados.pt_BR
dc.subject.keywordEngenharia civilpt_BR
dc.subject.keywordBorracha de pneuspt_BR
dc.subject.keywordConcretopt_BR
dc.subject.keywordAgregadospt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegrete-
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