???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1479
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A inclusão dos alunos com deficiência na rede municipal de Jaguarão : o repensar das práticas docentes através da formação.
Autor(es): Amaral, Lucia Andreia de Oliveira
Primeiro Orientador: Brizolla, Francéli
Resumo: Este trabalho constitui-se no Relatório Crítico-reflexivo, produto final do processo de estudos iniciado em 2014, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Pampa. É a explicitação da proposta de intervenção e da pesquisa realizada com colegas professoras da rede municipal de educação da cidade de Jaguarão/RS. Tem como objetivo geral, oportunizar, aos educadores das escolas públicas municipais de Jaguarão, um espaço para a reflexão sobre suas pedagógicas práticas, para uma ação adequada aos princípios da inclusão escolar, no que se refere aos alunos apoiados pela modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tal, tentou-se buscar um espaço adequado, onde resultou na possibilidade de participação ativa das professoras, por meio das Rodas de Formação e como recurso de escrita (registro e reflexão) as cadernetas de metacognição. A parte 1 corresponde à proposta de intervenção e seu contexto, fundamentação teóricoconceitual, legislação brasileira, fundamentação teórico-metodológica e delineamento do plano de ação. A parte 2 corresponde à intervenção, apresenta a descrição das sete Rodas de Formação realizadas no período noturno, entre os meses de abril e junho de 2016, na sala de reuniões da Biblioteca Pública Municipal. Cada Roda teve um subtema, ligado à educação inclusiva e as suas fragilidades, analisado em relação à rede municipal de ensino. As fragilidades foram apontadas pelas professoras participantes tanto no questionário que serviu de diagnóstico como base para a proposta de intervenção, como nas Rodas, momentos de reflexão e de socialização de suas práticas pedagógicas. Os subtemas trabalhados foram: legislação brasileira referente à educação inclusiva; papel do professor frente às questões inclusivas; Parâmetros Curriculares Nacionais e documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular; currículo; estudos de casos particulares; e avaliação do desenvolvimento/aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede comum. No trabalho organizado durante as Rodas, constatou-se que a maior dificuldade apresentada pelas professoras em relação aos alunos com deficiência, é de ordem curricular, e este assunto não se encerra por aqui. Em concordância com as professoras e com a solicitação apresentada por outras oportunidades de formação, verifica-se esta necessidade que emergiu e aguardam-se, juntamente com a nova gestão municipal, políticas de formação docente com a finalidade da promoção da educação inclusiva, conforme prevê a legislação brasileira.
Abstract: Este trabajo es el informe crítico reflexivo, producto final del proceso de estudios a partir de 2014, convirtió el amo del programa de posgrado en educación, de la Universidade Federal do Pampa. Es la explicación de la intervención propuesta y la investigación con colegas de los maestros de educación pública de la ciudad de Jaguarão RS. Tiene como objetivo general propiciar a educadores de escuelas públicas, municipales de Jaguarão, un espacio de reflexión sobre la práctica pedagógica de una sus medidas y los principios de la inclusión de la escuela, en cuanto a los estudiantes el apoyo de educación especial desde la perspectiva de educación inclusiva. Para ello, hemos intentado conseguir un espacio adecuado, donde abrió espació la la posibilidad de participación activa de los docentes, a través de las ruedas de entrenamiento y como característica (registro y reflexión) de la escritura los libros de la meta cognición. La parte 1 corresponde a la propuesta de intervención y su contexto, derecho conceptual, brasileño, razones teóricas y metodológicas y esquema del plan de acción. La parte 2 corresponde a la intervención, presenta la descripción de siete ruedas de entrenamiento realizado en la noche, entre los meses de abril y junio de 2016, en la sala de conferencias de la Biblioteca Pública Municipal. Cada rueda tenía un subtemas, educación inclusiva y debilidades, analizadas en relación con la red municipal. Las debilidades eran señaladas por docentes participantes en ambos el cuestionario que sirvió como base para la propuesta de intervención diagnóstico en cuanto a las ruedas, momentos de reflexión y socialización de sus prácticas pedagógicas. Los subtemas son: la legislación brasileña trabajó sobre educación inclusiva; papel del profesor frente a los problemas inclusivos; Parámetros curriculares nacionales y documento preliminar Base Curricular nacional común; plan de estudios; estudios de casos individuales; y evaluación del aprendizaje y desarrollo de los estudiantes con discapacidades en común red. En el trabajo organizado durante las ruedas, se encontró que la mayor dificultad presentada por los profesores contra los alumnos con discapacidad, es de orden curricular, y este asunto no termina aquí. Acuerdo con los profesores y con la solicitud presentada por otras oportunidades de formación, existe esta necesidad que emergió y espera, junto con la nueva administración municipal, las políticas de formación docente con la finalidad de promoción de la educación inclusiva, como prevé la legislación brasileña.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1479
metadata.dc.date.issued: Aug-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LUCIA ANDREIA DE OLIVEIRA AMARAL.pdfRelatório Crítico Reflexivo Lucia Andreia de Oliveira Amaral1.86 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons