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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorCorrêa, Lílian Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-05-16T13:09:13Z-
dc.date.available2017-05-16T13:09:13Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1478-
dc.description.abstractThis report presents the result of an intervention project that aimed to discuss about documents that guide the Early Childhood Education and Elementary Education from nine (9) years old on. It is related to the pedagogical teachers approach who worked in the last stage of the early childhood education (pre B) and in the first stage (1st year) of Elementary Education of 9 (nine) years old in order to subsidize the construction of a County Educational Policy proposal of transition between these steps. The research was addressed to the municipal Arroio Grande, County/RS, in eight schools and nineteen teachers, contemplating two methodological procedures: The intervention method itself and the method of evaluation of the intervention. The data for the evaluation were collected through observation and semi-structured interview. The intervention project was developed through eight meetings with the school teachers. The analysis of data collected in both the diagnosis and evaluation of the intervention were performed from the content analysis. From the diagnostic results emerged six categories: Playfulness x Routine; Transition as confrontational moment: either play or learn; Early childhood education: preparation for Elementary Education; pedagogical in kindergarten; literacy; teachers‟ perception in relation to the pedagogical practice on Elementary School. The intervention evaluation was conducted through qualitative approach, that came from the categories meetings and the remarks made during the intervention design and effective teachers participation that triggered the creation of a County Pedagogical Political Proposal of transition between Childhood Education and Primary Education.eng
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEntre a educação infantil e o ensino fundamental : uma proposta de intervenção para desencadear uma política efetiva de transição.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-reflexivo apresenta os resultados finais de um projeto de intervenção que teve como objetivo discutir sobre documentos que norteiam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, relacionando-os com a proposta pedagógica dos professores que atuavam na última etapa da Educação Infantil (Pré B) e na primeira etapa (1º ano) do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a fim de subsidiar a construção de uma Proposta Político Pedagógica Municipal de transição entre estas etapas. A pesquisa direcionouse à rede municipal de Arroio Grande/RS, totalizando oito escolas e dezenove professores. Contemplando dois procedimentos metodológicos: O método de intervenção e o método da avaliação da intervenção. Os dados para avaliação foram coletados através da observação, e entrevista semi-estruturada. O projeto de intervenção desenvolveu-se através de oito Rodas de Conversa com professores da rede. A análise dos dados coletados tanto no diagnóstico quanto na avaliação da intervenção foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Como resultados do diagnóstico emergiram seis categorias: Lúdico x Rotina; Transição como momento conflituoso: Ou Brinca ou Aprende; Educação infantil: preparação para o Ensino Fundamental; Caráter pedagógico na Educação Infantil; Letramento; Percepção dos professores em relação à prática pedagógica do Ensino Fundamental. A avaliação da intervenção foi realizada por meio de abordagem qualitativa, em que foi possível constatar a partir do resultado levantado nas categorias, das problematizações efetivadas durante o projeto de intervenção e do efetivo caráter participativo dos professores um movimento de ação/reflexão que desencadeou a criação de uma Proposta Político Pedagógica Municipal de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.0 0pt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordTransiçãopt_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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LILIAN RODRIGUES CORREA.pdfRelatório Crítico Reflexivo Lílian Rodrigues Corrêa1.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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