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dc.creatorHirata, Janaina Midori-
dc.date.accessioned2017-04-11T19:39:53Z-
dc.date.available2017-04-11T19:39:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHIRATA, Janaina Midori. O currículo de matemática nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para o referencial curricular em Caçapava do Sul/RS. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1441-
dc.description.abstractA number of legal documents guide classroom practice. In addition to these documents, in Rio Grande do Sul (RS), in particular, a proposal, called Lessons from Rio Grande, constitutes the Curricular Reference that guides teachers and the school. Thus, the present work aimed to identify the aspects involved in the process of implementation of the proposal that concerns the final grades of the Elementary School of RS by Mathematics teachers, in the city of Caçapava do Sul. The specific objectives were: to investigate the course of elaboration of the Referential until its implementation; find out how this document was presented to teachers; and, characterize the continuing education offered to teachers to support the implementation of the Curricular Reference (CR). The data production occurred by reading the School and RC Teaching Plans, as well as conducting a semi-structured interview with some mathematics teachers of the final grades of elementary school in public schools (state and municipal) in the city of Caçapava do Sul. Data analysis was performed through Discursive Textual Analysis. The results are presented under three categories, namely: (i) lack of knowledge of the Curriculum Framework; (ii) textbook as a teaching plan and (iii) discrepancy between the continuing education offered and the teacher's need. It is signaled that continuing education does not meet the needs of teachers, which can be pointed as one of the causes of their ignorance of the Curricular Reference. Thus, the curriculum modeled by them, which should guide their classroom practice, does not meet the requirements of the Curriculum Framework, on the contrary, can be understood as the contents indicated by the chosen textbook, not considering, in general, what The State Department of Education studied and rated it as important for student learning.-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectCurrículo-
dc.subjectMatemática-
dc.subjectReferencial curricular-
dc.titleO currículo de matemática nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para o referencial curricular em Caçapava do Sul/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
dc.description.resumoUma série de documentos legais baliza a prática de sala de aula. Para além desses documentos, no Rio Grande do Sul (RS), em particular, uma proposta, denominada Lições do Rio Grande, se constitui o Referencial Curricular que orienta os professores e a escola. Assim, o presente trabalho visou identificar os aspectos envolvidos no processo de implementação da proposta que concerne às séries finais do Ensino Fundamental do RS pelos professores de Matemática, na cidade de Caçapava do Sul. Os objetivos específicos consistiram em: investigar o percurso de elaboração do Referencial até sua implementação; averiguar a forma com que este documento foi apresentado aos professores; e, caracterizar a formação continuada oferecida aos docentes para subsidiar a implementação do Referencial Curricular (RC). A produção de dados ocorreu por meio da leitura dos Planos de Ensino das Escolas e do RC, além da condução de uma entrevista semiestruturada com alguns professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública (estadual e municipal) da cidade de Caçapava do Sul. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados são apresentados sob três categorias, quais sejam: (i) desconhecimento do Referencial Curricular; (ii) livro didático como plano de ensino e (iii) discrepância entre a formação continuada oferecida e a necessidade do professor. Sinaliza-se que a formação continuada não supre as necessidades dos professores, o que pode ser apontada como uma das causas do desconhecimento do Referencial Curricular por parte dos mesmos. Deste modo, o currículo modelado por eles, que deveria balizar sua prática em sala de aula, não atende às solicitações do Referencial Curricular, ao contrário, pode ser entendido como os conteúdos indicados pelo livro didático escolhido, não considerando, em geral, o que a Secretaria Estadual de Educação estudou e avaliou como importantes para o aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sul-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

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O currículo de matemática nos anos finais do ensino fundamental um olhar para o referencial curricular em Caçapava do Sul - RS.docx334.89 kBMicrosoft Word XML???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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