Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1439
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorTeixeira Sobrinho, Andressa Sanches-
dc.date.accessioned2017-04-11T19:22:57Z-
dc.date.available2017-04-11T19:22:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTEIXEIRA SOBRINHO, Andressa Sanches. Desenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiras. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1439-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleDesenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, são apresentados os resultados de um mapeamento de periódicos que tratam sobre o Ensino e a Aprendizagem da Álgebra destacando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio de softwares de Matemática Dinâmica. Para tanto, tem-se por objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em periódicos brasileiros da Educação Matemática, que problematizam o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e o uso de tecnologias (softwares), simultaneamente. A metodologia utilizada foi a Metanálise, baseada em diversas pesquisas por oferecerem maior sustentação para futuras discussões e facilitar a observação dos fatos com maior rigor, pois tende a um padrão. Por meio da análise dos dados, verificou-se que os artigos mapeados buscaram desenvolver propostas de ensino, com a utilização de softwares, incentivando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, na Educação básica e na Formação Inicial e Continuada. Embora, exista uma preocupação com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, em especial, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Ponte (2009), Van de Walle (2009), ainda são poucas as pesquisas que buscam relacioná-lo com a utilização de softwares. Sugere-se que seja estabelecida uma relação entre o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as dimensões da Álgebra na estruturação de propostas de ensino que utilizem softwares de Matemática Dinâmica para seu desenvolvimento.pt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordPensamento algébricopt_BR
dc.subject.keywordSoftwarespt_BR
dc.subject.keywordMetanálisept_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.