???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1438
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Mandalas e a construção de saberes em arte e matemática
Autor(es): Ramos, Ana Paula de Oliveira
Resumo: Apresenta-se, neste artigo, o relato e a análise de uma proposta de construção de Mandalas para a retomada de conceitos geométricos,de modo a estabelecer um trabalho articulado entre Arte e Matemática, bem como o desenvolvimento de aspectos cognitivos e estéticos dos estudantes.A proposta, na forma de uma intervenção pedagógica, foi desenvolvida em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, no município de Caçapava do Sul/RS. A proposta foi elaborada de modo a destacar: i) origem histórica e religiosa das Mandalas; ii) construção geométrica de Mandalas; iii) uso de Mandalas para explorar conteúdos matemáticos e a expressão estética.Avalia-se que o desenvolvimento das atividades contribuíram para a evolução dos conhecimentos geométricos dos estudantes, assim como para a formação didática e pedagógica da pesquisadora, colaborando para sua reflexão e busca de atividades de cunho significativo.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: RAMOS, Ana Paula de Oliveira. Mandalas e a construção de saberes em arte e matemática. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1438
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mandalas e a construção de saberes em arte e matemática.pdf1.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???