???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Grigoletto, Felipe Bovolini-
dc.creatorZottis, Rafael-
dc.date.accessioned2017-02-14T15:07:09Z-
dc.date.available2017-02-14T15:07:09Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.citationZOTTIS, Rafael. Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2014. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2014.-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1055-
dc.description.abstractThis monograph presents comparative study of techniques to minimize losses to the speed control of induction motors. Induction motors have been widely used in industry because of the low cost and reliability, resulting in a significant portion of electricity consumption. In this sense, the drive of induction motors efficiently for a wide operating range of torque and speed is of invaluable importance. For this, it is necessary to use online and offline techniques in order to improve the efficiency of induction motors in order to seek maximum efficiency under different torque and speed. Initially it is a review of three-phase induction motors, which are some characteristics, operation and losses that arise on the engine. During the work is done the modeling engine to the rotor flux reference frame, in which the generic framework of park was used, this way the transfer function of the machine model is presented and then made the design of the controllers to then calculate the gains of the controllers. In order to perform a comparative analysis between the main techniques of online and offline optimization to minimize losses in the drive induction motors, this paper: (i) a literature review is presented, (ii) implementing algorimos in Matlab / Simulink, and finally (iii) comparing and discussion the results obtained.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectElectrical engineeringen
dc.subjectInduction motorsen
dc.subjectElectric power consumptionen
dc.titleAnálise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre técnicas de minimização de perdas para o controle de velocidade de motores de indução trifásicos. Os motores de indução tem sido largamente utilizados no setor industrial em razão do baixo custo e confiabilidade, resultando assim em uma parcela significativa de consumo de energia elétrica. Neste sentido, o acionamento dos motores de indução de forma eficiente para uma ampla faixa de operação de torque e velocidade é de valiosa importância. Para isso, faz-se necessário a utilização de técnicas online e offline com o intuito melhorar a eficiência em motores de indução trifásicos a fim de buscar a máxima eficiência para diferentes condições de torque e velocidade. Inicialmente faz-se uma revisão dos motores de indução trifásica, na qual são apresentadas algumas características, o funcionamento e a perdas que surgem no motor. No decorrer do trabalho é realizada a modelagem do motor para o referencial no fluxo rotórico, na qual foi utilizado o referencial genérico de Park. À vista disso é apresentada a função de transferência do modelo da máquina e então efetuado o projeto dos controladores. Com o intuito de realizar a análise comparativa entre as principais técnicas de otimização online e offline de minimização de perdas no acionamento de motores de indução trifásicos, neste trabalho: (i) é apresentada uma revisão bibliográfica, (ii) a implementação dos algorimos em atlab/Simulink, e por fim (iii) a comparação e a discusão dos resultados obtidos.pt_BR
dc.subject.keywordEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.keywordMotores de induçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumo de energia elétricapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Análise comparativa entre técnicas de otimização de eficiência para acionamento e controle de velocidade de motores de indução trifásicos.pdf2.78 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons