???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10178
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei-
dc.creatorXimendes, Fernanda do Amaral-
dc.date.accessioned2025-06-23T19:29:15Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-06-23T19:29:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationXIMENDES, Fernanda do Amaral. A metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em ensino de ciências na pré-escola. 222 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10178-
dc.description.abstractTeacher training for science teaching in Early Childhood Education still faces challenges, especially regarding teachers' reflective practice. In this context, the Problematization Methodology, based on the Maguerez Arch, emerges as a potentially resolutive approach for Teacher Professional Development. This research aims to investigate how this methodology can contribute to the pedagogical practice of preschool teachers. The study adopted a qualitative approach, using content analysis proposed by Bardin (2011) to examine the collected data. The investigation seeks to understand how critical reflection and problem-solving, fostered by the Maguerez Arch, can assist teachers in identifying challenges, improving their training, and building more effective strategies for science teaching. The results point to the relevance of problematization as a professional development tool, showing that using the Maguerez Arch contributes to greater teacher autonomy, enhancement of pedagogical practice, and deepening of critical reflection. Furthermore, the investigative approach supports teachers' adaptation to children's needs, promoting more meaningful and contextualized science teaching in Early Childhood Education. It is concluded that the Problematization Methodology enhances teachers’ professional development by encouraging more reflective practices aligned with classroom realities. The study reinforces the need to expand formative initiatives that encourage active methodologies in Early Childhood Education, contributing to strengthening the educational foundation and building more accessible and engaging science education for children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectProblematization Methodologypt_BR
dc.subjectTeacher Professional Developmentpt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectMetodologia da Problematizaçãopt_BR
dc.subjectArch of Maguerezpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectArco de Maguerezpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Docentept_BR
dc.titleA metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em ensino de ciências na pré-escolapt_BR
dc.title.alternativeThe problematization methodology as a pedagogical strategy for teacher professional development in science education in preschoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829939622887027pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135232309980269pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA formação docente para o ensino de ciências na Educação Infantil ainda enfrenta desafios, especialmente no que se refere à prática reflexiva dos professores. Neste contexto, a Metodologia da Problematização, baseada no Arco de Maguerez, surge como uma abordagem potencialmente resolutiva para o Desenvolvimento Profissional Docente. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma essa metodologia pode contribuir para a prática pedagógica dos professores da pré-escola. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para examinar os dados coletados. A investigação busca compreender como a reflexão crítica e a resolução de problemas, fomentadas pelo Arco de Maguerez, podem auxiliar os docentes na identificação de desafios, no aprimoramento de sua formação e na construção de estratégias mais eficazes para o ensino de ciências. Os resultados apontam para a relevância da problematização como ferramenta de desenvolvimento profissional, evidenciando que a utilização do Arco de Maguerez contribui para uma maior autonomia docente, aprimoramento da prática pedagógica e aprofundamento da reflexão crítica. Além disso, identificou-se que a abordagem investigativa favorece a adaptação dos professores às necessidades das crianças, promovendo um ensino de ciências mais significativo e contextualizado na Educação Infantil. Conclui-se que a Metodologia da Problematização potencializa o desenvolvimento profissional dos docentes ao estimular práticas mais reflexivas e articuladas com a realidade da sala de aula. O estudo reforça a necessidade de ampliação de iniciativas formativas que incentivem metodologias ativas na Educação Infantil, contribuindo para o fortalecimento da base educacional e para a construção de um ensino de ciências mais acessível e envolvente para as crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FERNANDA XIMENDES.pdf9.73 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???