???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10176
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ruppenthal, Raquel-
dc.creatorSoares, Renata Godinho-
dc.date.accessioned2025-06-23T18:53:07Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-06-23T18:53:07Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOARES, Renata Godinho. Formação centrada na escola em comunidade de prática cultivada nos anos finais do ensino fundamental. 235 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10176-
dc.description.abstractThis thesis investigates how a community of practice can contribute to School-Centered Training for multi-area teachers in the final years of Elementary School. [...] The study was conducted in a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives. [...] The main theoretical references are Pedro Ribeiro Mucharreira, Antonio Nóvoa, Francisco Imbernón, Jean Lave, Ettiene Wenger and Márcia Cristina Cyrino. [...] Issues inherent to the professional profile, teaching know-how and main training demands were investigated. [...] Training actions were organized to meet the immediate demand of the selected school's teachers. [...] Changes were observed in teachers' attitudes regarding participation in pedagogical meetings [...]. Bureaucratic demands promoted by the maintainer were shown to cause discomfort and overload. [...] Finally, the thesis advocates for a School-Centered Education [...] highlighting the importance of developing formative actions with teachers, not just for teachers. [...] The evidence demonstrates the potential of CoPs in promoting a sense of belonging among teachers and improving pedagogical practice. One of the main challenges for CoP development is teaching overload and demands disconnected from reality. [...] The thesis aims to serve as a support for researchers to explore interventions that contribute to School-Centered Training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação centrada na escola em comunidade de prática cultivada nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSchool-centered training in a community of practice cultivated in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313625186292501pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918823752779978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga como uma comunidade de prática pode contribuir na Formação Centrada na Escola para professores multiáreas dos anos finais do Ensino Fundamental. [...] O estudo foi conduzido numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. [...] Os principais referenciais teóricos para o desenvolvimento e discussão da tese são Pedro Ribeiro Mucharreira, Antonio Nóvoa e Francisco Imbernón [...] e Jean Lave, Ettiene Wenger e Márcia Cristina Cyrino no que diz respeito ao cultivo de Comunidades de Prática. [...] Foram investigadas questões inerentes ao perfil profissional, ao saber/fazer docente e as principais demandas formativas dos participantes [...]. Foram organizadas ações formativas para atender à demanda imediata dos professores da escola selecionada. [...] Observaram-se mudanças na postura dos professores quanto à participação nas reuniões pedagógicas, que se tornaram o momento avaliativo da CoP [...]. Foram evidenciados os obstáculos impostos pelas demandas burocráticas promovidas pela mantenedora [...] Por fim, é reforçada a importância de os pesquisadores terem um olhar atento para com os professores da Educação Básica [...]. A tese preconiza por uma Formação Centrada na Escola, evidenciando a importância de se desenvolver as ações formativas com os professores e não somente para os professores. [...] As evidências constituídas ao longo da pesquisa demonstram o potencial da CoP para o desenvolvimento do senso de pertencimento do coletivo de professores no contexto profissional [...]. Um dos principais desafios para o cultivo da CoP diz respeito à sobrecarga docente e às demandas desconectadas da realidade. [...] Nessa perspectiva, almeja-se que esta tese sirva como um subsídio para que pesquisadores [...] possam explorar outras possibilidades de intervenção na escola de forma que colabore para uma Formação Centrada na Escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RENATA GODINHO SOARES.pdf9.99 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???