???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10085
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Os impactos da formação continuada de professores e monitores que atuam com crianças com deficiência em uma escola de educação infantil no município de Jaguarão - RS
Autor(es): Nunes , Tawanny Faria
Primeiro Orientador: Moura, Patricia dos Santos
1° Membro da banca: Moura, Patricia dos Santos
2° Membro da banca: Silva Junior, Bento Selau da
3° Membro da banca: Mello, Debora Teixeira de
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa realizada com professores e monitores de uma escola de educação infantil do município de Jaguarão – RS. O objetivo foi descrever e analisar os impactos de uma formação continuada ofertada para professores e monitores que atuam com crianças com deficiência. Os principais teóricos utilizados foram Beyer (2010), Imbernón (2010), Nozi (2013), Selau (2007, 2013), as legislações vigentes e as informações adquiridas durante as rodas de formação. Trata-se de uma pesquisa de intervenção qualitativa, no qual os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, rodas de formação, totalizando cinco encontros, e diários de campo. Para análise dos dados o método utilizado foi análise textual discursiva. Os resultados das análises foram apresentados a partir de três categorias emergentes: “desafios e oportunidades na inclusão escolar: percepções, estrutura e qualidade”, “os princípios da educação inclusiva: o real e o ideal nas práticas pedagógicas” e “formação continuada e inclusão escolar: organização, engajamento e espaços de diálogo”. Todas as categorias se dividiram em subcategorias a fim de esclarecer e atender aos objetivos dessa pesquisa. Dessa forma, os dados apontam que os profissionais ainda encontram barreiras para efetivar a inclusão no ambiente escolar, tais como infraestrutura e recursos disponibilizados, afetando também a qualidade de trabalho. Além disso, os resultados mostraram que a SMED disponibiliza formação continuada com foco inclusão, para ambos os profissionais mencionados nesta pesquisa. Por fim, as rodas de formação trouxeram trocas de experiências, novos conhecimentos e contribuições para o desenvolvimento dos alunos, ao longo do período em que foi realizada a pesquisa.
Abstract: This Critical-Reflective Report is the result of research conducted with teachers and special education needs teaching assistants’ at an early childhood education school in the municipality of Jaguarão – RS. The objective was to describe and analyze the impacts of a continuing education program offered to teachers and special education needs teaching assistants’ working with children with disabilities. The main theoretical references used were Beyer (2010), Imbernón (2010), Nozi (2013), Selau (2007, 2013), current legislation, and information gathered during the training sessions. This is a qualitative intervention research study, in which data collection instruments included semi-structured interviews, training sessions (totaling five meetings), and field journals. The data analysis method used was discursive textual analysis. The analysis results were presented in three emerging categories: “challenges and opportunities in school inclusion: perceptions, structure, and quality,” “the principles of inclusive education: the real and the ideal in pedagogical practices,” and “continuing education and school inclusion: organization, engagement, and spaces for dialogue.” Each category was divided into subcategories to clarify and address the objectives of this research. The data indicates that professionals still face barriers to implement inclusion in the school environment, such as infrastructure and available resources, which also affect work quality. Additionally, the results showed that the Municipal Department of Education (SMED) provides ongoing training focused on inclusion for both groups of professionals mentioned in this research. Finally, the training sessions fostered the exchange of experiences, new knowledge, and contributions to students’ development throughout the research period.
metadata.dc.subject: Formação continuada
Formação de professores
Educação inclusiva
Educação infantil
Continuing education
Teacher training
Inclusive education
Early childhood education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Tawanny Faria. Os impactos da formação continuada de professores e monitores que atuam com crianças com deficiência em uma escola de educação infantil no município de Jaguarão - RS. 252 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10085
metadata.dc.date.issued: 16-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TAWANNY FARIA NUNES.pdfTawanny Faria Nunes 20241.64 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???