???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/997
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Rastreamento diário e anual dos níveis máximos de radiação solar para otimização da produção fotovoltaica
Autor(es): Kuhn, Raul Ledur
Primeiro Orientador: Kaehler, José Wagner Maciel
Resumo: Tendo-se como referência a instalação geradora eólico-fotovoltaica instalada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus de Alegrete, propõe-se a criação de um sistema de rastreamento solar, onde os painéis possam ser movimentados na busca da máxima radiação horária, visando aumentar a produção de energia elétrica no período solar diário, sazonal e anual. Aqui, são apresentados resultados simulados comparando os níveis de eficiência obtidos com três sistemas de captação solar: painel fixo, rastreamento polar (um eixo) e rastreamento em dois eixos. Os parâmetros de avaliação foram obtidos a partir de dados disponíveis para a cidade de Alegrete, RS.
Abstract: Tomando como referencia la estación generadora eólico-fotovoltaico instalado en la Universidad Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Alegrete, propone la creación de un sistema de seguimiento de los paneles solares que se pueden mover alrededor en busca de la máxima radiación por hora, para aumentar la producción de electricidad solar diaria, estacional y anual. A continuación, presentamos los resultados de simulación comparando los niveles de eficiencia obtenidos con tres sistemas de captación solar: panel fijo, el rastreo polar (un eje) y seguimiento en dos ejes. Los parámetros de evaluación fueron obtenidos a partir de los datos disponibles a la ciudad de Alegrete RS.
metadata.dc.subject: Ingeniería Eléctrica
Energía solar
Rastreo
Radiación
Energia solar
Rastreamento
Radiação
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/997
metadata.dc.date.issued: 7-Mar-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rastreamento diário e anual dos níveis máximos de radia-ção solar para otimização da produção fotovoltaica.pdf1.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons