???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9791
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Promovendo a paz na educação: uma abordagem para a construção de uma cultura de paz nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Lopes, Daniele Miranda |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
2° Membro da banca: | Vieira, Maurício Aires |
3° Membro da banca: | Salles, Nei Alberto |
Resumo: | O presente estudo buscou aprofundar a cultura e a educação para paz com estudantes do 1º ano de uma escola municipal. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidas ações de educação para a paz no processo de alfabetização de crianças. A justificativa do estudo está centrada na importância de os alunos serem preparados para fazer o bem, ou seja, mais conscientes socialmente, resolvendo os conflitos sem violência, a fim de exercerem sua cidadania de forma plena. A pesquisa parte de uma revisão de literatura para a aplicação de uma pesquisa qualitativa com uma intervenção pedagógica contendo dez círculos de aprendizagem para cultura da paz. Os dados foram analisados conforme o Círculo de Paz realizado com os alunos. Os dados indicam que as pedagogias para a paz podem trazer benefícios aos educandos, com a promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso, formando as crianças para enfrentar desafios futuros com uma mentalidade colaborativa, pacífica e ética em diversos cenários de suas vidas. |
Abstract: | This study sought to deepen the culture of peace and peace education with 1st grade students in a municipal school. To achieve this goal, peace education actions were developed as part of the children's literacy process. The justification for the study is centered on the importance of students being prepared to do good and resolve conflicts without violence, in order to exercise their citizenship fully. The research is based on a literature review and the application of qualitative research with a pedagogical intervention containing ten learning circles for a culture of peace. The data was analyzed according to the Peace Circle held with the students. The data indicates that pedagogies for peace can bring benefits to students by promoting a more welcoming and respectful environment, training children to face future challenges with a collaborative, peaceful and ethical mindset in various scenarios of their lives. |
metadata.dc.subject: | Educação para Paz Professor Aluno Cultura da Paz Peace education Teacher Students Culture of Peace |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
metadata.dc.identifier.citation: | LOPES, Daniele Miranda. Promovendo a paz na educação: uma abordagem para a construção de uma cultura de paz nos anos iniciais do ensino fundamental. 86 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9791 |
metadata.dc.date.issued: | 16-Oct-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Daniele Miranda Lopes.pdf | Daniele Miranda Lopes 2024 | 1.82 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???