???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9791
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Promovendo a paz na educação: uma abordagem para a construção de uma cultura de paz nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Lopes, Daniele Miranda
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
3° Membro da banca: Salles, Nei Alberto
Resumo: O presente estudo buscou aprofundar a cultura e a educação para paz com estudantes do 1º ano de uma escola municipal. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidas ações de educação para a paz no processo de alfabetização de crianças. A justificativa do estudo está centrada na importância de os alunos serem preparados para fazer o bem, ou seja, mais conscientes socialmente, resolvendo os conflitos sem violência, a fim de exercerem sua cidadania de forma plena. A pesquisa parte de uma revisão de literatura para a aplicação de uma pesquisa qualitativa com uma intervenção pedagógica contendo dez círculos de aprendizagem para cultura da paz. Os dados foram analisados conforme o Círculo de Paz realizado com os alunos. Os dados indicam que as pedagogias para a paz podem trazer benefícios aos educandos, com a promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso, formando as crianças para enfrentar desafios futuros com uma mentalidade colaborativa, pacífica e ética em diversos cenários de suas vidas.
Abstract: This study sought to deepen the culture of peace and peace education with 1st grade students in a municipal school. To achieve this goal, peace education actions were developed as part of the children's literacy process. The justification for the study is centered on the importance of students being prepared to do good and resolve conflicts without violence, in order to exercise their citizenship fully. The research is based on a literature review and the application of qualitative research with a pedagogical intervention containing ten learning circles for a culture of peace. The data was analyzed according to the Peace Circle held with the students. The data indicates that pedagogies for peace can bring benefits to students by promoting a more welcoming and respectful environment, training children to face future challenges with a collaborative, peaceful and ethical mindset in various scenarios of their lives.
metadata.dc.subject: Educação para Paz
Professor
Aluno
Cultura da Paz
Peace education
Teacher
Students
Culture of Peace
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: LOPES, Daniele Miranda. Promovendo a paz na educação: uma abordagem para a construção de uma cultura de paz nos anos iniciais do ensino fundamental. 86 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9791
metadata.dc.date.issued: 16-Oct-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Daniele Miranda Lopes.pdfDaniele Miranda Lopes 20241.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???