???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9539
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Planejamento estratégico para o desenvolvimento da implementação de franquias de micro e pequenas empresas
Autor(es): Mendes, Matheus Maydana
Primeiro Orientador: Albano, Cláudio Sonáglio
1° Membro da banca: Albano, Cláudio Sonáglio
2° Membro da banca: Silveira, Caio Marcello Recart da
3° Membro da banca: Palmeira, Eduardo Mauch
Resumo: As micro e pequenas empresas são entidades empresariais que se enquadram em categorias específicas de porte, levando em consideração critérios como faturamento anual, número de empregados e a atividade econômica exercida, enquanto compreende-se o planejamento estratégico como um processo de gestão utilizado para conceber um plano direcionado à consecução de objetivos e metas, permitindo criar uma visão de médio e longo prazo para a empresa. Nesse sentido, a franquia é uma estratégia empregada na gestão empresarial, em que busca estabelecer um sistema de licenciamento no qual o franqueador confere ao franqueado o privilégio de usufruir da sua marca registrada. O presente estudo tem como objetivo propor um framework de ações estratégicas para que micro e pequenas empresas implementem franquias. A pesquisa foi realizada através de uma revisão de literatura e um estudo de caso, em que se entrevistou os proprietários da empresa JCBox Crosstraining, localizada no município de Bagé, RS. Os resultados obtidos através da aplicação das ferramentas de planejamento estratégico Análise SWOT, Fator de 5 pontos, Matriz BCG e 5 Forças de Porter demonstraram que a empresa necessita aplicar algumas melhorias, no entanto, diversos fatores apontam para a capacidade da mesma se tornar uma franqueadora em breve. Com isso, conclui-se que as ferramentas propostas podem subsidiar a decisão de micro ou pequena empresa em tornar-se uma franqueadora.
Abstract: Micro and small businesses are corporate entities that fall into specific size categories, considering criteria such as annual revenue, number of employees, and the economic activity performed. Strategic planning is understood as a management process used to devise a plan aimed at achieving objectives and goals, allowing the creation of a medium- and long-term vision for the company. In this context, franchising is a strategy employed in business management, where a licensing system is established in which the franchisor grants the franchisee the privilege of using their registered trademark. The present study aims to propose a framework of strategic actions for micro and small businesses to implement franchises. The research was conducted through a literature review and a case study, where the owners of JCBox Crosstraining, located in Bagé, RS, were interviewed. The results obtained through the application of strategic planning tools such as SWOT Analysis, 5-Point Factor Analysis, BCG Matrix, and Porter's 5 Forces demonstrated that the company needs to implement some improvements; however, various factors point to the potential for it to become a franchisor shortly. Thus, it is concluded that the proposed tools can support the decision of a micro or small business to become a franchisor.
metadata.dc.subject: Micro e pequena empresa
Planejamento estratégico
Sistema de franquias
Micro and small business
Strategic planning
Franchising system
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: MENDES, Matheus Maydana. Planejamento estratégico para o desenvolvimento da implementação de franquias de micro e pequenas empresas. 2024. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9539
metadata.dc.date.issued: 8-Jul-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Matheus Mendes 2024 EP.pdf1.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???