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dc.contributor.advisor1Ceconi, Denise Ester-
dc.creatorBarcelos, Edevaldo Pereira,-
dc.date.accessioned2024-08-08T00:21:47Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2024-08-08T00:21:47Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationBARCELOS, Edevaldo Pereira. A educação ambiental por meio de jogos de computador: conhecendo um pouco do bioma pampa. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel. São Gabriel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9501-
dc.description.abstractNowadays, the use of technology as a support to education has been growing more and more, either by the need to search for information through the internet or as a way to improve the dynamic between the teacher and the student. Taking into account the ways in which these technologies can be used, the one that has been gaining more prominence are the games, which, by being interactive, allow a more dynamic learning process that meets the need to absorb large amounts of information in a reduced and synthesized way. The objective of this work is to evaluate the compatibility of Environmental Education with the use of the development of open-world style computer games as a tool to make the population aware of ways to preserve the environment and elucidate the impact that man has on nature. To achieve this goal, a computer game was created with the intention of immersing the player in environmental issues focusing on the Pampa biome, providing the player with information about this biome in a dynamic and interactive way through missions and tasks performed during the game. It was observed through data collection after the conclusion of the game, that the players, who feel more involved and attracted by the game or by the theme, acquired important knowledge that they did not have before, both about fauna and flora and about the preservation of the region studied. As the difficulty of the tasks in the game evolved, it is possible to observe that the players were also able to develop a new perspective on the theme, improving their perception and learning as the tasks became more challenging.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectConscientizarpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.titleA educação ambiental por meio de jogos de computadorpt_BR
dc.title.alternativeconhecendo um pouco do bioma pampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4654651373445573pt_BR
dc.contributor.referee1Lhamby, Andressa Rocha-
dc.contributor.referee2Alves, Ricardo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779279236738059pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014475121484578pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, o uso da tecnologia como suporte à educação vem crescendo cada vez mais, seja pela necessidade de busca de informações por meio da internet ou na forma de melhorar a dinâmica entre o professor e o aluno. Levando em consideração as formas como essas tecnologias podem ser utilizadas, a que mais vem ganhando destaque são os jogos, que por serem interativos permitem uma aprendizagem mais dinâmica e que atende a necessidade de absorver grandes quantidades de informações de forma reduzida e sintetizada. Tem-se por objetivo neste trabalho, avaliar a compatibilidade da Educação Ambiental com o uso do desenvolvimento de jogos de computador estilo mundo aberto como ferramenta para conscientizar a população sobre formas de preservação do meio ambiente e elucidar o impacto que o homem tem na natureza. Para atingir este objetivo foi criado um jogo de computador com o intuito de imergir o jogador em questões do meio ambiente tendo como foco o bioma Pampa, expondo ao jogador informações sobre esse bioma de forma dinâmica e interativa através de missões e tarefas desempenhadas ao decorrer do jogo. Observou-se por meio de coleta de dados após a conclusão do jogo, que os jogadores que se sentem mais envolvidos atraídos por jogos ou pelo tema tratado adquiriram conhecimentos importantes que antes não possuíam, tanto sobre fauna e flora quanto de preservação da região estudada. A partir da evolução da dificuldade das tarefas no jogo é possível observar que os jogadores também conseguiram desenvolver uma nova ótica sobre a temática tratada, aprimorando sua percepção e aprendizado a medida que as tarefas se tornam mais desafiadoras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
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A educação ambiental por meio de jogos de computador conhecendo um pouco do bioma pampa.pdf1.78 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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