???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9478
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Irala, Valesca Brasil-
dc.creatorRibeiro, Everton Silveira-
dc.date.accessioned2024-08-08T00:01:59Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T00:01:59Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Everton Silveira. Problem - based learning post - holing no ensino remoto : análise de engajamento discente permeado pelo uso de rubricas em um curso de fisioterapia. 2021. 145f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9478-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the analysis of student engagement using the Problem-Based Learning (PBL) methodology in its post-holing format, within a discipline of the undergraduate physiotherapy course, observed through the use of rubrics, especially in remote learning. It is supported by the literature to bring the four-dimensional concept of engagement, as well as the methodological conceptions of PBL for its full use, even in the adverse scenario facing the Covid-19 pandemic. Applying a qualitative and descriptive analysis, the effects of applying PBL on the dimensions of student engagement and teacher perception were described, in addition to undertaking an examination on the factor of emergency remote teaching. Furthermore, endowed with the same methodological nature, the use of evaluative rubrics spoke about the perspective of students in relation to the application of PBL. Thus, it was conceived that the process of implementing the PBL methodology in the post-holing format, in a discipline, changes the traditionality of the learning and teaching system. Although it has been adapted for emergency remote teaching, striving for faithfully following the constructs of the methodology, it was noticed that it meets what it proposes, awakening critical thinking, research vision, discussion and construction of collaborative work. Furthermore, the evaluative rubrics are effective and equitable means to observe the students' propositions during the use of the methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectRubricaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectRubricspt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectAprendizaje basado en problemaspt_BR
dc.subjectEnseñanza Superiorpt_BR
dc.subjectEnseñanza Remotapt_BR
dc.titleProblem - based learning post - holing no ensino remoto : análise de engajamento discente permeado pelo uso de rubricas em um curso de fisioterapiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Irala, Everton Silveira-
dc.contributor.referee2Blass, Leandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre a análise do engajamento discente sob aplicação da metodologia Problem-Based Learning (PBL) em seu formato post-holing, dentro de uma disciplina do curso de graduação em fisioterapia, observada através do uso de rubricas, sobretudo no ensino remoto. Respalda-se na literatura para trazer o conceito quadridimensional do engajamento, bem como as concepções metodológicas do PBL para a utilização da mesma de forma íntegra, mesmo no cenário adverso frente a pandemia da Covid-19. Aplicando uma análise de caráter qualitativo e descritivo, descreveu-se sobre os efeitos da aplicação do PBL sobre as dimensões do engajamento discente e a percepção docente, além de empreender exame sobre o fator ensino remoto de emergência. Para mais, dotada da mesma natureza metodológica, o uso das rubricas avaliativas discorreu sobre a perspectiva dos discentes em relação à aplicação do PBL. Assim, concebeu-se que o processo de implementar a metodologia PBL no formato post-holing, em uma disciplina, altera a tradicionalidade do sistema de aprendizagem e de ensino. Embora tenha sido adaptada para o ensino remoto emergencial, primando por seguir fielmente os constructos da metodologia, percebeu-se que a mesma atende ao que se propõe, despertando o pensamento crítico, visão de pesquisa, discussão e construção do trabalho colaborativo. Ademais, as rubricas avaliativas são meios eficazes e equânimes para observar as proposições discentes durante o uso da metodologia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
dc.description.ResumenEsta disertación aborda el análisis del engagement de los estudiantes utilizando la metodología de Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) en su formato de posgrado, dentro de una disciplina del curso de fisioterapia de pregrado, observado mediante el uso de rúbricas, especialmente en el aprendizaje a distancia. Se apoya en la literatura para acercar el concepto de engagement en cuatro dimensiones, así como las concepciones metodológicas del PBL para su pleno uso, incluso en el escenario adverso que enfrenta la pandemia Covid-19. Aplicando un análisis cualitativo y descriptivo, se describieron los efectos de la aplicación del ABP sobre las dimensiones de involucramiento de los estudiantes y percepción del docente, además de realizar un examen sobre el factor de la enseñanza remota de emergencia. Además, dotado de la misma naturaleza metodológica, el uso de rúbricas evaluativas habló sobre la perspectiva de los estudiantes en relación a la aplicación del ABP. Así, se concibió que el proceso de implementación de la metodología ABP en el formato post-holing, en una disciplina, cambia la tradicionalidad del sistema de aprendizaje y enseñanza. Si bien se ha adaptado para la enseñanza a distancia de emergencia, buscando seguir fielmente los constructos de la metodología, se notó que cumple con lo que propone, despertando el pensamiento crítico, la visión investigadora, la discusión y construcción del trabajo colaborativo. Además, las rúbricas evaluativas son un medio eficaz y equitativo para observar las propuestas de los estudiantes durante el uso de la metodología.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
EVERTON_SILVEIRA_RIBEIRO___VERSAO_FINAL.pdf2.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???