???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As metodologias ativas como potencializadoras do letramento digital na aula de língua portuguesa
Autor(es): Cardoso , Gillyélen Kerchiner
Primeiro Orientador: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
1° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
2° Membro da banca: Silva, Renata Silveira da
3° Membro da banca: Perez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: A sociedade contemporânea se desenvolve através das novas tecnologias que se encontram presentes na vida de cada cidadão. No ensino de língua portuguesa esta realidade já está sendo vivenciada através das TDIC e do letramento digital. Segundo Xavier (2009), o letramento digital possibilita que ocorram mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não verbais, proporcionando o domínio de vários gêneros digitais. Neste sentido, o presente trabalho, de cunho qualitativo, busca discutir por meio de revisão bibliográfica e relato de experiência de estágio, a inserção das tecnologias digitais, recorrendo de Metodologias Ativas na aula de língua portuguesa, focando na construção do letramento digital dos alunos. Diante deste objetivo geral, desdobram se os seguintes objetivos específicos: (1) Discutir, por meio de revisão bibliográfica, as metodologias ativas como impulsionadoras do letramento digital nas aulas de português e (2) Refletir sobre a implementação, a partir de um relato de estágio, da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), mediada pelas TDIC, na aula de língua portuguesa. A fim de dar sustentação à atual pesquisa, questionou- se: De que forma o professor de língua portuguesa pode fomentar o letramento digital nas suas aulas? Na tentativa de responder e desenvolver esta questão, o trabalho é desenvolvido em três seções: (1) Tecnologia sociedade e ensino de línguas uma breve discussão; (2) Letramento digital questões conceituais, abordando o letramento digital através dos teóricos; e (3) Metodologias ativas. Por fim, traremos a discussão crítica do tripé teórico na seção "Letramento digital e metodologias ativas na aula de língua portuguesa: possibilidades pedagógicas a partir de uma experiência de estágio”. A discussão realizada demonstrou que a aula de língua portuguesa pode ser mais produtiva e atrativa quando trabalhada com metodologias ativas e tecnologias digitais.
Abstract: Contemporary society develops through new technologies that are present in the lives of each citizen. In Portuguese language teaching, this reality is already being experienced through TDIC and digital literacy. According to Xavier (2009), digital literacy allows changes to occur in the ways of reading and writing codes and verbal and non-verbal signs, enabling the mastery of various digital genres. In this sense, the present work, of a qualitative nature, seeks to discuss, through a bibliographical review and report of internship experience, the insertion of digital technologies, through Active Methodologies in the Portuguese language class, focusing on the construction of students' digital literacy . Given this general objective, the following specific objectives unfold: (1) Discuss, through a bibliographic review, active methodologies as drivers of digital literacy in Portuguese classes and (2) Reflect on the implementation, based on a report internship, of the active Problem Based Learning (PBL) methodology, mediated by TDIC, in the Portuguese language class. In order to support the current research, the question was: How can Portuguese language teachers promote digital literacy in their classes? In an attempt to answer and develop this question, the work is developed in three sections: (1) Technology, society and language teaching, a brief discussion; (2) Digital literacy conceptual issues, approaching digital literacy through theorists; and (3) Active methodologies. Finally, we will bring a critical discussion of the theoretical tripod in the section "Digital literacy and active methodologies in the Portuguese language class: pedagogical possibilities based on an internship experience”. The discussion demonstrated that Portuguese language classes can be more productive and attractive when worked with active methodologies and digital technologies.
metadata.dc.subject: Letramento digital
Ensino de língua portuguesa
Metodologia ativa
Aprendizagem Baseado em Problemas
Digital literacy
Portuguese language teaching
Active methodology
Problem-Based Learning
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: CARDOSO, Gillyélen Kerchiner. As metodologias ativas como potencializadoras do letramento digital na aula de língua portuguesa. 71 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9458
metadata.dc.date.issued: 20-Jun-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GILLYÉLEN KERCHINER CARDOSO.pdfGillyélen Kerchiner Cardoso 20242.15 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???