???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9440
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Um Estudo Sobre a Educação Financeira com o Viés da Educação Matemática Crítica
Autor(es): Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Silva, Everson Jonatha Gomes da
3° Membro da banca: Ferreira, Vera Duarte
Resumo: O presente trabalho foi aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Bagé-RS. Reconhecendo que a Educação Financeira é um tema cada vez mais recorrente em nossa sociedade devido ao reconhecimento da necessidade de que as pessoas desenvolvam uma melhor compreensão sobre finanças pessoais. Entendemos que este conhecimento se torna, portanto, essencial nas tomadas de decisões em relação a investimentos e planejamentos financeiros de longo e curto prazo. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo geral explorar a importância da Educação Matemática Crítica na Educação Financeira, destacando como essa abordagem pode ajudar a desenvolver a compreensão dos alunos sobre finanças pessoais por meio da criação e aplicação de uma sequência didática, para se trabalhar conceitos relacionados com a Educação Financeira alinhados às trilhas do Novo Ensino Médio e a Educação Matemática Crítica (EMC). Dentre os objetivos específicos temos: avaliar a eficácia das estratégias didáticas para promover a educação financeira sob o viés da educação matemática crítica; desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção pedagógica para a educação financeira e matemática crítica; e possibilitar uma compreensão mais profunda e reflexiva dos conceitos financeiros e suas implicações na vida dos alunos. A presente pesquisa possuiu caráter qualitativo de cunho exploratório e para esse trabalho foi escolhida a abordagem de Observação Participante. A aplicação da Educação Matemática Crítica neste contexto revelou-se uma ferramenta valiosa para ir além das abordagens tradicionais, desafiando concepções prévias e promovendo uma compreensão mais profunda das relações matemáticas subjacentes às decisões financeiras.
Abstract: The present study was conducted with a 2nd-year high school class at a state public school in the municipality of Bagé-RS. Recognizing that Financial Education is an increasingly recurrent theme in our society due to the need for people to develop a better understanding of personal finances, we understand that this knowledge becomes essential in making decisions related to investments and financial planning for both long and short-term. Therefore, the general objective of this research was to explore the importance of Critical Mathematical Education in Financial Education, highlighting how this approach can help develop students' understanding of personal finances through the creation and application of a didactic sequence to work on concepts related to Financial Education aligned with the New High School tracks and Critical Mathematical Education (CME). Among the specific objectives are: to assess the effectiveness of didactic strategies to promote financial education from the perspective of critical mathematical education; to develop and implement a pedagogical intervention proposal for financial education and critical mathematics; and to enable a deeper and more reflective understanding of financial concepts and their implications in students' lives. This research has a qualitative exploratory nature, and for this work, the Participatory Observation approach was chosen. The application of Critical Mathematical Education in this context proved to be a valuable tool for going beyond traditional approaches, challenging previous conceptions, and promoting a deeper understanding of the mathematical relationships underlying financial decisions.
metadata.dc.subject: Educação Matemática Critica
Educação Financeira
Ensino Médio
Planilhas de Controle
Critical Mathematical Education
Financial Education
High School
Control Spreadsheets
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Jader Rodrigues Sousa. Um Estudo Sobre a Educação Financeira com o Viés da Educação Matemática Crítica. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9440
metadata.dc.date.issued: 11-Jul-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Jader.pdf1.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???