???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/936
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Diplomacia multilateral: o Brasil e a China no BRICS (2006 - 2014)
Autor(es): Bezerra, Raísa Barboza
Primeiro Orientador: Carletti, Anna
Resumo: O trabalho de conclusão de curso tem por objetivo entender a importância da diplomacia multilateral, como estratégia diplomática, para o Brasil e a China. Visto que a valorização da diplomacia multilateral é parte da estratégia brasileira e chinesa de inserção internacional, buscar-se-á responder a questão se a preferência do Brasil e da China pela diplomacia multilateral no início do século XXI pode ter possibilitado a aproximação desses países por meio do BRICS. A hipótese é que a adoção da diplomacia multilateral no início desse século levou a aproximação do Brasil e da China a través do grupo BRICS. Argumenta-se que a opção pela diplomacia multilateral pelos dois países no início do século XXI levou à articulação do BRICS como mecanismo de cooperação político-diplomático. Dessa forma, o agrupamento BRICS evidenciaria uma das características da política externa brasileira atual, ou seja, de valorização do multilateralismo. Defende-se, portanto, que a valorização do BRICS é parte da estratégia de inserção internacional do Brasil visando ganhar peso em instituições multilaterais para ascender sua posição internacional. Para isso, o Brasil como também a China, buscam a participação ativa em instituições multilaterais e a reforma de organizações internacionais de âmbito global. Realiza-se ainda uma análise das demandas dos países emergentes no caso específico do grupo BRICS, analisando o papel do Brasil e da China em vista de uma possível modificação da ordem internacional vigente.
Abstract: El trabajo de finalisación de curso tiene como objetivo comprender la importancia de la diplomacia multilateral, como una estrategia diplomática para Brasil y China. Visto que la apreciación de la diplomacia multilateral es parte de la estrategia brasileña y china de inserción internacional, se tratará de contestar a la pregunta de si la preferencia de Brasil y China por la diplomacia multilateral a principios del siglo XXI puede haber promovido el acercamiento de estos países por medio del BRICS. La hipótesis es que la adopción de la diplomacia multilateral en el comienzo de este siglo dió lugar a un mayor acercamiento entre Brasil y China a través del grupo BRICS. Se argumenta que la elección de la diplomacia multilateral entre los dos países en el inicio del siglo XXI llevó a la articulación del mecanismo de cooperación BRICS, política y diplomática. Así, la agrupación BRICS evidenciaria la característica de la política exterior brasileña actual, o seja, de valoración del multilateralismo. Se argumenta, por lo tanto, que la apreciación de los BRICS es parte de la estratégia de inserción internacional de Brasil visando el aumento de peso en las instituciones multilaterales para ascender su posicionamiento internacional. Para eso, Brasil, bien como China, buscan la participación activa en las instituciones multilaterales y la reforma de las organizaciones internacionales a nivel mundial. Aún se lleva a cabo un análisis de las demandas de los países emergentes en el caso específico del grupo BRICS, analisando el papel de Brasil y China para una posible modificación del orden internacional vigente.
metadata.dc.subject: Relaciones internacionales: Brasil
Política exterior brasileña
Relações internacionais - Brasil
Diplomacia multilateral
Política externa brasileira
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: BEZERRA, Raísa Barboza. Diplomacia multilateral: o Brasil e a China no BRICS (2006 - 2014). Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/936
metadata.dc.date.issued: 20-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Internacionais

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bezerra, Raísa Barboza. Diplomacia multilateral o Brasil e a China no BRICS (2006 - 2014).pdf599.48 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons