???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9280
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorSoares, Kérolyn Avila Polvora-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:50:20Z-
dc.date.available2024-06-03T18:50:20Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationSOARES, Kérolyn Avila Polvora. A utilização de Cenários para Investigação no estudo de frações . 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9280-
dc.description.abstractThis study presents research conducted in a sixth-grade class of a public school in Bagé/RS, focusing on the application of a set of activities on the topic of fractions. It incorporates the concepts of Scenarios for Investigation developed by Ole Skovsmose within the field of Critical Mathematics Education. The objectives of this work were to assess the feasibility and effectiveness of the Scenarios for Investigation methodology for teaching fractions in a public school and to understand if students felt more motivated when using this methodology. To achieve these objectives, activities were planned based on Skovsmose's framework (2014), which explores the different learning environments of the Scenarios for Investigation methodology. One of the proposed activities involved the use of fraction disks as instructional materials to aid in the representation of fractions. Additionally, a research project was conducted among the students to explore their individual preferences, and the obtained data were used for students to represent their preferences. Among the most significant results of the study, it was found that students approved the use of the methodology but emphasized the importance of expository moments as well.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenários para Investigaçãopt_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectScenarios for Investigationpt_BR
dc.subjectFractionpt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.titleA utilização de Cenários para Investigação no estudo de fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee3Pereira, Elizangela Dias-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Bagé/RS e aborda a aplicação de um conjunto de atividades sobre o conteúdo de frações e se utiliza dos conceitos de Cenários para Investigação criados por Ole Skovsmose dentro do campo da Educação Matemática Crítica. Os objetivos deste trabalho foram verificar a viabilidade e a eficácia da metodologia de Cenários para Investigação para o ensino de frações em uma escola pública, além de compreender se os alunos se sentiram mais motivados ao utilizar a metodologia. Para alcançar esses objetivos se planejou atividades baseadas no quadro elaborado por Skovsmose (2014), em que ele aborda os diferentes ambientes de aprendizagem da metodologia de Cenários para Investigação. Uma das propostas, foi uma atividade que utilizou discos de frações como material didático para auxiliar na representação de frações. Também foi proposto um trabalho de pesquisa entre os alunos da turma sobre as suas preferências individuais e com os dados obtidos, os estudantes representaram os seus gostos. Entre os resultados mais importantes do trabalho destaca-se que os alunos aprovaram o uso da metodologia, porém reiteraram que momentos expositivos também são importantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Kerolyn.pdf2.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???