???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9215
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorFreitas, Wendell Robertt Silva-
dc.date.accessioned2024-05-21T21:02:49Z-
dc.date.available2024-05-21T21:02:49Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationFREITAS, Wendell Robertt Silva. Discursos sobre o Empreendedorismo: inovação ou armadilha neoliberal. 2022. 69p.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9215-
dc.description.abstractThis paper seeks to comprehend the functioning of different discourses about entrepreneurship, which, within the neoliberal capitalist society, is constantly presented as an autonomous and innovative alternative of professional training to the working-class. In this sense, from the theoretical-methodological perspective of Materialist Discourse Analysis, we analyze antagonistic media discourses about entrepreneurial action to consider the effects of meaning that characterize the neoliberal ideological formation which interpellates subjects-workers into subjects- entrepreneurs. To this end, notions of discourse, subject, forgetfulness, ideological construction, and discursive formation functions were approached, and their relationship with the proposed inquiry observed. The analysis had two moments, each one composed of discursive sequences taken from information vehicles from both the traditional mainstream media, and alternative media, in order to understand the different positions on entrepreneurship. Finally, the accomplishment of this research allowed us to discern that the discourse reproduced by the traditional media is part of a pro-entrepreneurship discursive formation, functioning in a way to take on the interests of the capitalist production system, even if under a modern camouflage, with promises of an innovative and liberating perspective of professional training for subject-workers. In other hand, alternative media vehicles, such as digital newspapers and online critics profiles, produce meanings through a discursive formation against entrepreneurship, pointing out such activity as a disguised form of exploitation of the workforce that endangers the production conditions of the laborers, thus mobilizing this anti-entrepreneurship through their texts in order to constitute a discourse of resistance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectIdeologia neoliberalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectFormações discursivas antagônicaspt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectNeoliberal ideologypt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectAntagonistic discursive formationspt_BR
dc.titleDiscursos sobre o Empreendedorismo: inovação ou armadilha neoliberalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carolina-
dc.contributor.referee2Vinhas, Luciana Iost-
dc.contributor.referee3Fonseca, Rodrigo Oliveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, buscamos compreender o funcionamento de diferentes discursos acerca do empreendedorismo, que, dentro da sociedade capitalista neoliberal, é constantemente apresentado como uma alternativa autônoma e inovadora de formação profissional aos sujeitos da classe trabalhadora. Nesse sentido, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso (AD), analisamos discursos midiáticos antagônicos acerca da atividade empreendedora, de forma a considerar os efeitos de sentido que caracterizam a formação ideológica neoliberal interpeladora de sujeitos trabalhadores em sujeitos-empreendedores. Para tal, foram abordados os funcionamentos das noções de discurso, sujeito, esquecimentos, formação ideológica e formação discursiva, observando a relação destas com a análise proposta. A análise foi dividida em dois momentos, cada um composto por sequências discursivas retiradas de veículos de informação da grande mídia tradicional; e da mídia alternativa, a fim de compreender os diferentes posicionamentos diante do empreendedorismo. Por fim, a realização desta pesquisa nos proporcionou compreender que o discurso reproduzido pela mídia tradicional se insere em uma formação discursiva pró-empreendedorismo, funcionando de maneira a acatar os interesses do sistema de produção capitalista, mesmo que sob uma roupagem moderna, com promessas de uma perspectiva inovadora e libertadora de formação profissional aos sujeitos-trabalhadores. Em contrapartida, os veículos alternativos de mídia, como jornais digitais e perfis de chargistas críticos online, produzem sentidos através de uma formação discursiva contra o empreendedorismo, apontando tal atividade como uma forma dissimulada de exploração da força de trabalho que precariza as condições de produção do sujeito-trabalhador, assim mobilizando esse anti-empreendedorismo através de seus textos de forma a constituir um discurso de resistência.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II__Wendell_versao_final.pdf1.43 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???