???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8860
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorSilva, Maura da Costa-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:50:40Z-
dc.date.available2024-01-24T19:50:40Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Maura da Costa. Letramento visual no ensino de língua portuguesa: uma proposta de ebook para professores do ensino médio. Orientadora: Camila Gonçalves dos Santos do Canto. 2023. 102p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8860-
dc.description.abstractThis qualitative research aims to discuss the relevance and present a possibility for pedagogical work related to visual literacy in the teaching of Portuguese language in High School. The theoretical framework encompasses authors from the field of Portuguese language education (Antunes, 2003; Geraldi, 2011), reading (Chartier, 2000; Pétit, 2012; Koch and Elias, 2011), Visual Grammar (Kress and Van Leeuwen, 2006), Visual Literacy (Carvalho and Aragão, 2015), and Digital Genres (Marcuschi, 1999). Based on this, it proposes the creation of an ebook on visual literacy in Portuguese language teaching, featuring a gamified didactic sequence enhanced by digital technologies, intended for high school teachers. The justification for developing this educational resource is grounded in the social importance of promoting understanding of visual literacy and fostering students' digital skills, enabling them to interpret various digital genres that are part of their daily lives. This aligns with the National Common Curriculum Base, which advocates for the teaching of multimodal texts. The results of this study emphasize the importance of visual literacy in the development of critical and civic capabilities among young students, while also highlighting the lack of educational materials to assist teachers in this educational process. The insufficient resources to promote visual literacy represent a significant gap that this research aims to address through the created ebook, which will be made available in open educational resource repositories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectVisual literacypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleLetramento visual no ensino de língua portuguesa: uma proposta de ebook para professores do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral discutir a relevância e apresentar uma possibilidade de trabalho pedagógico referente ao letramento visual no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Como aporte teórico foram delimitados autores do campo de ensino de Língua Portuguesa (Antunes, 2003; Geraldi, 2011), leitura (Chartier, 2000; Pétit, 2012; Koch e Elias, 2011), Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 2006), Letramento Visual (Carvalho e Aragão, 2015) e Gêneros Digitais (Marcuschi, 1999). A partir disso, propõe a criação de um ebook sobre letramento visual no ensino da Língua Portuguesa, com uma sequência didática gamificada potencializada pelas tecnologias digitais, destinada aos professores do Ensino Médio. A justificativa para desenvolver este recurso educacional é fundamentada na importância social de promover a compreensão do letramento visual e estimular as competências digitais dos alunos, capacitando-os para a interpretação de diversos gêneros digitais que fazem parte de seu cotidiano. Isso também está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que preconiza o ensino de textos multimodais. Os resultados deste estudo destacam a importância do letramento visual no desenvolvimento da capacidade crítica e cidadã dos jovens estudantes, bem como evidenciam a carência de materiais didáticos para auxiliar os professores nesse processo educacional. A falta de recursos para promover o letramento visual é uma lacuna significativa que esta pesquisa visa preencher através do ebook criado, que será disponibilizado em repositórios de recursos educacionais abertos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Maura da Costa e Silva - 2023.pdf4.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???