???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/872
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Devincenzi, Sam da Silva-
dc.creatorRaugust, Anderson Schwede-
dc.date.accessioned2017-02-07T12:50:15Z-
dc.date.available2017-02-07T12:50:15Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/872-
dc.description.abstractDue to the human need for communication, social interaction, to maintain good relationship with the whole circle of friends and family, or simply entertainment, messaging applications are continuing to grow day by day. Parallel to this, more than 70 million people in the world are deaf (AHMED; SEONG, 2006), and have the sign language as their mother tongue. So, they need to communicate in a second language as we do not have a technological solution to do this in a practical and fast way. Luckily, the sign language has a written form which is the SignWriting representation, a own writing system for sign languages. In order to digitally include the Deaf, enabling him to communicate in their own mother tongue, also ensuring accessibility and equal rights, this paper proposes the development of a instant messaging application using the written representation of Sign-Writing signals. For the construction of this application, an in-depth study was needed on sign language, the SignWriting representation and the current messaging applications. From this, it was decided to develop with the Scrum methodology. Paper prototyping technique was used to attend the product’s appeal for an interface dedicated to the Deaf. Android was defined as target platform, using the IDE AndroidStudio for implementation. The final result was the SignMessenger tool, enabling conversation through signals with intuitive and fully cloud database, improving the user experience of the Deaf. Thus, this application serves the purpose of providing a way for the Deaf to communicate in their mother tongue.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware Engineeringen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectDeaf peopleen
dc.subjectSign languageen
dc.subjectAppen
dc.subjectScrumen
dc.subjectLIBRASen
dc.titleSignMessenger: um aplicativo de conversa utilizando o sistema de escrita de sinais SignWritingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.co-advisorCheiran, Jean Felipe Patikowski-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
dc.description.resumoDevido à necessidade humana de comunicação, convívio social, manter uma boa relação com todo o círculo de amigos e com familiares, os aplicativos de conversa continuam crescendo dia após dia. Paralelo a isso, mais de 70 milhões de pessoas no mundo são surdas (AHMED; SEONG, 2006), e possuem a língua de sinais como língua materna. Assim, precisam se comunicar na segunda língua, já que não possuem uma solução tecnológica para fazer isso de maneira prática e rápida. Para suprir a carência da escrita, a língua de sinais possui algumas formas de escrita, onde a mais popular e difundida é a representação em SignWriting, um sistema de escrita próprio para as línguas gestuais. Com o objetivo de incluir digitalmente o Surdo, possibilitando que ele se comunique na sua própria língua materna, garantindo também a acessibilidade e a igualdade de direitos, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo de conversa utilizando a representação escrita de sinais SignWriting. Para a construção deste aplicativo, foi necessário um estudo aprofundado sobre Língua de Sinais, a representação SignWriting e os aplicativos de conversa atuais. A partir disso, foi definido para o desenvolvimento a metodologia Scrum. A técnica de prototipação em papel foi utilizada, para atender o apelo do produto por uma interface voltada ao Surdo. Foi definido o Android como plataforma alvo, utilizando a IDE AndroidStudio para a implementação. O resultado final obtido foi a ferramenta SignMessenger, que possibilita a conversa através de sinais, com interface intuitiva e base de dados totalmente na nuvem, melhorando a experiência do usuário Surdo. Assim, essa aplicação atende ao objetivo de prover uma forma para o Surdo se comunicar na sua língua materna.pt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de softwarept_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordLíngua de sinaispt_BR
dc.subject.keywordAplicativos móveispt_BR
dc.subject.keywordScrumpt_BR
dc.subject.keywordLIBRASpt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegrete-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SignMessenger um aplicativo de conversa utilizando o sistema de escrita de sinais SignWriting.pdf3.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons