???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8338
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Orçamento Participativo: vetor da democracia participativa? uma análise da conjuntura atual
Autor(es): Stock, Daniel Pozzebon
Primeiro Orientador: Carbonai, Davide
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Paniágua, Edson Romário Monteiro
Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma análise conjuntural do Processo de Participação Popular, no que concerne a construção do orçamento público, no Estado do Rio Grande do Sul, através do contato dos cidadãos com as democracias direta, participativa, agregativa e discursiva, quando do processo de eleição de demandas e prioridades. Enfoca a possibilidade da gestão dos recursos orçamentários pela sociedade civil e seus desdobramentos dentro do contexto no qual é apresentado. O trabalho busca saber se o processo é, realmente, democrático; se a dinâmica do processo é compreendido pela população; se o número de atores aumenta, renova, ou diminui ao longo da existência do mecanismo; se a participação produz bens públicos, se a população confia (ou não), no sistema; se há fortalecimento ou enfraquecimento do sistema partidário em razão da abertura desse espaço; se o processo tem um fim social ou a sua finalidade é legitimar ações de governo, e, principalmente, a quem beneficia (se é que beneficia). Na introdução, com base na literatura e sites que tratam do assunto, procuramos traçar um panorama geral do Orçamento Participativo; no capítulo um (1) sistematizamos orçamento público tradicional e orçamento participativo e suas implantações no Brasil, na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul e na cidade de São Borja. Logo adiante trabalhamos a questão da metodologia e análise dos dados coletado e, nas considerações finais, ousamos expor a nossa ideia pessoal da realidade que o trabalho nos demonstrou.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo el análisis del proceso cíclico de Participación Popular, en relación con la construcción del presupuesto público en el estado de Rio Grande do Sul, a través del contacto con los ciudadanos de las democracias directa, participativa, de agregación y discursiva, cuando el proceso Elección de las demandas y prioridades. Se centra en la posibilidad de la gestión de los recursos presupuestarios de la sociedad civil y su desarrollo en el contexto en que aparece. El trabajo busca conocer si el proceso es realmente democrático si la dinámica del proceso que se entiende por la población, el número de actores aumenta, renueva o disminuye a lo largo de la vida del motor si la participación produce bienes públicos, los Populares crean (o no), en el sistema, si no es el fortalecimiento o el debilitamiento del sistema de partidos, como resultado de la apertura de este espacio si el proceso tiene un fin social y su propósito es legitimar las acciones de gobierno, y en especial a aquellos que reciben (si se beneficia). En la introducción, a partir de la bibliografía y sitios web que tratan el tema, se traza un panorama general del Presupuesto Participativo, en el capítulo uno (1) Presupuesto sistematizar presupuesto tradicional y participativo público y sus despliegues en Brasil, en la ciudad de Porto Alegre, en el estado Rio Grande do Sul y São Borja. Más allá de la cuestión de la metodología de trabajo y el análisis de los datos recogidos y, en las consideraciones finales, que se atreven a exponer nuestro punto de vista personal el hecho de que el trabajo nos ha mostrado.
metadata.dc.subject: Orçamento - Rio Grande do Sul
Democracia deliberativa
Participação social
Presupuesto - Rio Grande do Sul
Participación social
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: STOCK, Daniel Pozzebon. Orçamento Participativo: vetor da democracia participativa? uma análise da conjuntura atual. 111p. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8338
metadata.dc.date.issued: 23-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DANIEL POZZEBON STOCK 2013.pdf11.73 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???