???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Sentidos do herói épico para o leitor contemporâneo
Autor(es): Colares, Anthony Moreira Marques
Primeiro Orientador: Correa, Lúcia Maria Brito
1° Membro da banca: Correa, Lúcia Maria Brito
2° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
3° Membro da banca: Santos, João Pedro Rodrigues
4° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, cujo título é “Sentidos do herói épico para o leitor contemporâneo”, tem-se por objetivo analisar os elementos constituintes do conceito de herói, sua construção progressiva e seu significado instaurado dentro da contemporaneidade, tudo isto sendo desenvolvido a partir do estudo da personagem Eneias, no poema épico Eneida, do poeta latino Virgílio (I a.C.). Através da obra e do estudo de diversos teóricos do campo da literatura, pretende-se refletir sobre o significado da presença do herói e sobre sua importância tanto como elemento literário, mas também como um conceito pertencente a toda cultura ocidental, e o papel que ele desenvolve dentro da mesma. Dessa forma, observa-se a pertinência dos aspectos constituintes a partir da perspectiva de seu período de produção e também de uma ótica contemporânea. Buscar-se-á analisar a significância dos valores para o período em que estão representados e de que forma estes valores se mantém na conjuntura literária atual. Pretendeu-se, no decorrer de toda pesquisa, dissertar sobre a construção e papel desempenhado sobre a categoria de herói, com perspectiva teórica que se inicia em Aristóteles e vai até Kothe, observando sua posição de relevância dentro da obra e sua contribuição para materializar um dos conceitos mais presentes dentro do campo artístico-cultural moderno, o herói. Ao fim, terminou-se por considerar como estas relevâncias se materializam na vida do leitor contemporâneo e de que forma ainda se mostram importantes chaves de leitura que levam a reflexão sobre o contexto em que estão inseridas.
Abstract: En este trabajo de conclusión de curso que trae el título “Sentidos del héroe épico para el lector contemporáneo”, cuyo objetivo es analizar los elementos constitutivos del concepto de héroe, su construcción progresiva y su significado establecido dentro de la contemporaneidad, todo ello desarrollado a partir del estudio del personaje Eneas, en el poema épico Eneida, del poeta latino Virgilio I a.C. A través de la obra y del estudio de varios teóricos del campo de la literatura, se pretende reflexionar sobre el significado de la presencia del héroe y sobre su importancia, tanto como elemento literario para el lector, como concepto propio de toda la cultura occidental, y el papel que desarrolla dentro de ella. Así, observando la pertinencia de los aspectos constituyentes desde la perspectiva de su época de producción y también desde una mirada contemporánea. Se buscará analizar los significados de los valores para la época en la que se representan y cómo estos valores se mantienen en el contexto literario actual. De esta forma, se pretendió, a lo largo de la investigación, discutir sobre la construcción y el papel llevado a cabo por este concepto, con la perspectiva teórica que parte desde Aristóteles y va hasta Kothe, observando su posición de relevancia dentro de la obra y como tal contribuyó a materializar uno de los conceptos más presentes dentro del campo artístico-cultural moderno, lo héroe. Al final, terminó considerando cómo estasrelevancias se materializan em la vida del lector contemporáneo y cómo aún muestran importantes claves de lectura que llevan a la reflexión sobre el contexto en el que se insertan.
metadata.dc.subject: Eneias
Literatura ocidental
Herói
Literatura occidental
Héroe
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: COLARES, Cristiane Bueno da Rosa de. Sentidos do herói épico para o leitor contemporâneo. 48 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8309
metadata.dc.date.issued: 8-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Anthony_Moreira_Marques_Colares_.pdf539.09 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???