???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8254
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Políticas públicas da educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a percepção dos egressos quanto a política do Programa de Permanência e Êxito do Instituto Federal Farroupilha no campus São Borja/RS (2016 - 2020)
Autor(es): Pereira, Daniel Sarmento
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
2° Membro da banca: Chaves, Taniamara Vizzotto
Resumo: A presente dissertação tem como temática as POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise sobre a percepção dos egressos quanto aos objetivos do Programa de Permanência e Êxito do Instituto Federal Farroupilha no campus São Borja/RS (2016 - 2020). A definição legal do PPE está contida na Resolução do CONSUP 178/2014, de 28 de novembro de 2014, sendo essa Resolução um parâmetro legal em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), a ferramenta utilizada pela Instituição de Ensino para realizar os trâmites necessários à concessão de benefícios aos estudantes. A investigação parte da premissa que o PPE é um instrumento “para consolidar a excelência da oferta da EBPTT de qualidade e promover ações para a permanência e o êxito dos estudantes no IF Farroupilha” conforme assegura o objetivo do programa, entretanto as pesquisas com este escopo ainda somam-se incipiente. Nessa dissertação, buscamos acessar a memória dos egressos beneficiários do programa no campus São Borja/RS (2016 - 2020), debatendo questões que estão intimamente ligadas ao objetivo geral. Para responder ao questionário e gerar subsídios, delimitou aqueles que foram beneficiários do PPE, pensamos em possibilitar um espaço aos que durante o período de formação acadêmica obtiveram o benefício, os dados existentes até o ano de 2020 somavam-se em sua maioria análises ou avaliações institucionais, aqui reunimos dados oriundos daqueles que na prática foram os maiores beneficiários do Programa, os egresso. Para análise de conteúdo, adotamos uma dupla análise que se complementa pela utilização do Software para a análise qualitativa “MAXQDA 2020”, o MAXQDA é um software para análise de dados qualitativos, utilizou-se também a metodologia de Análise de Conteúdo da professora Laurence Bardin, que aponta para a possibilidade da análise do que foi descrito em meio a uma investigação, construindo e exibindo concepções e relatórios sobre o objeto em estudo. Como resultados finais, podemos considerar, levando em consideração os dados obtidos na investigação que as políticas públicas são o guarda-chuva das políticas sociais, suas ações de inserção, permanência e êxito no universo acadêmico somam-se fundamentais para otimização do objetivo geral do PPE, diante de todos os dados deduz que análise dos egressos destaca-se positivamente em relação ao período que foram beneficiários. Ainda como considerações, pontua-se elementos negativos associados a familiarização inicial com o PPE, onde desprende-se das informações extraídas que o programa passa a ser importante logo após o ingresso como beneficiário, antes é visto como um vilão dando trabalho e apropriando-se do tempo do estudante.
Abstract: The present dissertation has as its theme the PUBLIC POLICIES OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: an analysis of the perception of graduates regarding the objectives of the Permanence and Success Program of the Instituto Federal Farroupilha on the São Borja/RS campus (2016 - 2020). The legal definition of the PPE is contained in CONSUP Resolution 178/2014, of November 28, 2014, this Resolution being a legal parameter in line with the National Education Guidelines and Bases Law (LDB/96), the tool used by the Teaching Institution to carry out the necessary procedures for granting benefits to students. The investigation is based on the premise that the PPE is an instrument "to consolidate the excellence of the quality EBPTT offer and to promote actions for the permanence and success of students at the IF Farroupilha", as the objective of the program ensures, however, research with this scope still add up incipient. In this dissertation, we seek to access the memory of former beneficiaries of the program on the São Borja/RS campus (2016 - 2020), debating issues that are closely linked to the general objective. In order to respond to the questionnaire and generate subsidies, we delimited those who were beneficiaries of the PPE, we thought of providing a space for those who during the period of academic training obtained the benefit, the data existing until the year 2020 added up, mostly, analyzes or evaluations institutions, here we gather data from those who in practice were the greatest beneficiaries of the Program, the graduates. For content analysis, we adopted a double analysis that is complemented by the use of the Software for qualitative analysis "MAXQDA 2020", MAXQDA is a software for qualitative data analysis, we also used the Content Analysis methodology of Professor Laurence Bardin , which points to the possibility of analyzing what was described in the midst of an investigation, building and displaying conceptions and reports about the object under study. As final results, we can consider, taking into account the data obtained in the investigation that public policies are the umbrella of social policies, their insertion actions, permanence and success in the academic universe are fundamental for optimizing the general objective of the PPE , in view of all the data, deduces that the analysis of the graduates stands out positively in relation to the period in which they were beneficiaries. Still as considerations, negative elements associated with the initial familiarization with the PPE are pointed out, where it emerges from the information extracted that the program becomes important soon after joining as a beneficiary, before it is seen as a villain giving work and appropriating of student time.
metadata.dc.subject: Educação
Política pública
Estudantes
Estudantes - Programas de assistência
Instituto Federal Farroupilha - São Borja
Education
Public policy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: PEREIRA, Daniel Sarmento. Políticas públicas da educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a percepção dos egressos quanto a política do Programa de Permanência e Êxito do Instituto Federal Farroupilha no campus São Borja/RS (2016 - 2020). 2022. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8254
metadata.dc.date.issued: 17-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Daniel Sarmento Pereira 2022.pdf2.62 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???