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dc.contributor.advisor1Padilha, Emanuele Coimbra-
dc.creatorWenes, Aidenara Schmitz-
dc.date.accessioned2023-04-18T18:14:03Z-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-04-18T18:14:03Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationWENES, Aidenara Schmitz. Concepções de professores de língua portuguesa do ensino fundamental da rede pública do Rio Grande Do Sul sobre o uso da linguagem não binária no Brasil. 27 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8191-
dc.description.abstractThe theme of this research deals with the conceptions of Portuguese Language teachers about the neutral use of gender in the use of language in Brazil. This theme is justified by the debate, in the last decade, in several countries and also in Brazil, having entered the school system, about the use of new gender neutral markings in Brazilian Portuguese. Such uses are already present in communications between children and young people through social networks. The objective of this research is to know if Portuguese Language teachers reproduce a language conservatism discourse or, on the other hand, if they defend a position closer to the current concepts of variationist sociolinguistics; or even, a definite conception about the issue of the use of a non-binary language is presented. Therefore, a case study was carried out, in which six Portuguese language teachers from the public school system in Rio Grande do Sul participated in the survey in October 2021. The study considers that most teachers in practice understand that the use of marking gender neutrality in the Portuguese language already occurs in its system. However, it is recognized that new gender neutral marks that emerge are not necessary to mark the process of inclusion of marginalized groups. However, the inclusive use of language is an important issue in Education for building a society in which everyone participates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguagem não bináriapt_BR
dc.subjectLinguagem neutrapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguês Brasileiropt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectNo binary languagept_BR
dc.subjectNeutral languagept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectBrazilian portuguesept_BR
dc.titleConcepções de professores de língua portuguesa do ensino fundamental da rede pública do Rio Grande Do Sul sobre o uso da linguagem não binária no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Emanuele Coimbra-
dc.contributor.referee2Selvero, Caroline Mitidieri-
dc.contributor.referee3Santos, Guilherme da Silva dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa trata sobre as concepções dos professores de Língua Portuguesa sobre o uso neutro do gênero no uso da língua no Brasil. Esse tema se justifica pelo debate, na última década, em diversos países e também no Brasil, ter adentrado no sistema escolar, sobre o uso de novas marcações neutras de gênero no Português Brasileiro. Tais usos são presentes em comunicações entre crianças e jovens pelas redes sociais. O objetivo desta pesquisa é saber se os professores de Língua Portuguesa reproduzem um discurso de conservadorismo da língua ou, de outra parte, se defendem uma postura mais próxima aos conceitos atuais de Sociolinguística variacionista; ou ainda, se apresentam uma concepção definida sobre a questão do uso de uma língua não binária. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, em que seis professores de Língua Portuguesa da rede pública do Rio Grande do Sul participaram da pesquisa em outubro de 2021. Considera-se que, a maioria dos professores em atuação compreende que o uso de marcações neutras de gênero na Língua Portuguesa já ocorre em seu sistema. Porém, se reconhece que novas marcas neutras de gênero que surgem não sejam necessárias para marcar o processo de inclusão de grupos marginalizados. No entanto, o uso inclusivo da linguagem é um tema da Educação importante para construção de uma sociedade em que todos participam.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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