???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8066
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Roteiro de interpretação do patrimônio e turismo: os casarões da praça Alcides Marques de Jaguarão, RS
Autor(es): Meireles, Andressa Oliveira
Primeiro Orientador: Farinha, Alessandra Buriol
1° Membro da banca: Farinha, Alessandra Buriol
2° Membro da banca: Jasper, Juliana Rose
3° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
Resumo: Situada no sul do Rio Grande do Sul e fazendo fronteira com a República Oriental do Uruguai, Jaguarão tornou-se conhecida nacionalmente pelo seu patrimônio edificado sem similar em número e estado de conservação. Atualmente, no centro histórico da cidade, pode-se observar casarões bem conservados de várias tipologias arquitetônicas: luso- brasileiras, ecléticas, art.-déco e modernistas, mas a que mais se destaca é arquitetura eclética. O ecletismo trouxe consigo o que se pode chamar de “mistura” dos estilos arquitetônicos do passado. Nos casarões de Jaguarão é possível perceber alguns traços do período eclético nas fachadas. O objetivo deste trabalho é criar um roteiro turístico com enfoque na arquitetura dos casarões da Praça Dr. Alcides Marques de Jaguarão. A inclusão do mesmo visa estimular o desenvolvimento econômico, enaltecer e dar visibilidade para o município através da valorização do patrimônio. O roteiro foi elaborado através de pesquisa bibliográfica e documental, além de observação de campo e registros fotográficos dos casarões que integram o roteiro. Devido às características do roteiro pode-se afirmar que o mesmo se insere no segmento de Turismo Cultural e supre uma necessidade de valorização do patrimônio edificado de Jaguarão, considerada pelo IPHAN e tombada como Cidade Histórica.
Resumen: Ubicada en el sur de Rio Grande do Sul y limítrofe con la República Oriental del Uruguay, Jaguarão se hizo conocida a nivel nacional por su patrimonio edificado sin igual en número y estado de conservación. Actualmente, en el centro histórico de la ciudad, se pueden ver casonas bien conservadas de varios tipos arquitectónicos: luso brasileña, ecléctica, art.-déco y modernista, pero la que más se destaca es la arquitectura ecléctica. El eclecticismo trajo consigo lo que se puede llamar una “mezcla” de estilos arquitectónicos del pasado. En las casonas de Jaguarão es posible percibir algunas huellas del período ecléctico en las fachadas. El objetivo de este trabajo es crear un itinerario turístico con foco en la arquitectura de las casonas de la Praça Dr. Alcides Marqués de Jaguarão. La inclusión de los mismos pretende dinamizar el desarrollo económico, potenciar y dar visibilidad al municipio a través de la puesta en valor del patrimonio. El guión se elaboró a través de la investigación bibliográfica y documental, así como de la observación de campo y registros fotográficos de las casonas que componen el guión. Por las características del itinerario, se puede afirmar que forma parte del segmento de Turismo Cultural y responde a una necesidad de valorización del patrimonio edificado de Jaguarão, considerado por el IPHAN y catalogado como Ciudad Histórica.
metadata.dc.subject: Jaguarão, RS
Turismo Cultural
Patrimônio Edificado
Roteiro
Jaguarão, RS
Turismo Cultural
Patrimonio Construido
Itinerario
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: MEIRELES, Andressa Oliveira. Roteiro de interpretação do patrimônio e turismo: os casarões da praça Alcides Marques de Jaguarão, RS. 46p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8066
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANDRESSA OLIVEIRA MEIRELES.pdfAndressa Oliveira Meireles 20221.91 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???