???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7911
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorFalcão, Daniele Pio-
dc.date.accessioned2023-02-22T19:36:05Z-
dc.date.available2023-02-10-
dc.date.available2023-02-22T19:36:05Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationFALCÃO, Daniele Pio. Pedro pedra: Análise da obra como um romance de formação juvenil e sua contribuição para a busca de identidade e pertencimento do jovem leitor . 58 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7911-
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to perform the analysis of the book Pedro pedra written by Gustavo Bernardo, as a novel of education and the discussion on its role in the young readers’ search for identity. As a theoretical framework, this paper is based primarily on the researches of PUGA (2016), SANTOS (2016) and LARROSA (1996 and 2002), that bring the concepts on classical novel of education and its transformations in the contemporaneity, juvenile literature and the characteristics of this genre, taking into account the readdressing of many novels that are now classified as such, and on reading as an educational experience of transformation for the young reader, respectively. During the development of the research, it was verified that the book Pedro pedra can be considered as a contemporary educational novel in the spectrum of the juvenile literature, given that it presents characteristics of bildungsroman after its transformation from the original book of the classical genre. We also identified that the book can provoke in the young readers the emotional growth and impulse of search for their own identities from the experiences and transformations lived by the main character.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomance de formaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectLeitura enquanto experiênciapt_BR
dc.subjectPedro pedrapt_BR
dc.subjectEducational novelpt_BR
dc.subjectJuvenile literaturept_BR
dc.subjectReading as experiencept_BR
dc.titlePedro pedra: Análise da obra como um romance de formação juvenil e sua contribuição para a busca de identidade e pertencimento do jovem leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Kelm, Miriam Denise-
dc.contributor.referee3Verardi, Fabiane-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo a análise da obra Pedro pedra, do autor Gustavo Bernardo, enquanto romance de formação e a discussão sobre seu papel na busca de identidade dos jovens leitores. Como referencial teórico, este trabalho se baseia principalmente nos trabalhos de PUGA (2016), SANTOS (2016) e LARROSA (1996 e 2002), que trazem conceitos sobre o romance de formação clássico e suas transformações na contemporaneidade, literatura juvenil e as características desse gênero, considerando o reendereçamento de muitas obras que agora são classificadas como tal, e ainda sobre a leitura enquanto experiência de transformação para o jovem leitor, respectivamente. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi constatado que a obra Pedro pedra pode ser considerada como um romance de formação contemporâneo dentro do espectro da literatura juvenil, visto que apresenta características do bildungsroman após sua transformação a partir da obra inaugural do gênero clássico. Constatamos, também, que a obra pode provocar nos jovens o amadurecimento emocional e o impulso de busca por sua própria identidade a partir das experiências e transformações vivenciadas pelo personagem principal.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II_Daniele_Pio_Falcao___final.pdf590.19 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???