???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Dependência de smartphone: investigando a realidade do Sistema “S” em Sant’Ana do Livramento
metadata.dc.title.alternative: Smartphone addiction: investigating the reality of the “S” System in Sant’Ana do Livramento
Autor(es): Ortega, Fernanda da Cunha
Primeiro Orientador: Corso, Kathiane Benedetti
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
Resumo: Este estudo tem como foco principal a dependência de smartphone e os impactos causados por ela nos colaboradores do Sistema “S” em Santana do Livramento. A pesquisa caracterizase como um estudo de caso, de caráter descritivo realizado em duas etapas. A primeira etapa, que foi quantitativa, buscou delinear o perfil e comportamento dos 37 indivíduos pesquisados através de questionário; na segunda etapa, que foi qualitativa, foram entrevistados três colaboradores que apresentaram nível leve de dependência na primeira etapa, com base em um roteiro de entrevista estruturado que foi elaborado a partir do referencial teórico deste estudo e buscou verificar mais especificamente os impactos da dependência nos respondentes. Quanto aos resultados, o perfil dos pesquisados foi de indivíduos predominantemente do sexo feminino, com idade média de 34 anos e com nível de escolaridade alto. São indivíduos que utilizam o smartphone no trabalho, porém em um maior período, utilizam em suas casas. A presença de colaboradores com dependência de smartphone leve foi constatado através do instrumento SAS, desenvolvido por Kwon et al. (2013b), porém a maioria foi classificada como “Normal”, visto que apenas 35,13% apresentou a dependência. Quanto aos impactos do uso do smartphone na vida dos colaboradores entrevistados, foram observados danos físicos, como dor nos pulsos, atrás do pescoço e na cabeça e psicológicos, como ansiedade em momentos em que não é possível utilizar o aparelho e falta de concentração durante execução de tarefas.
Resumen: El principal foco de este estúdio es la dependência de smartphone y el impacto de la misma sobre los empleados del Sistema "S" en Santana do Livramento. La investigación se caracteriza como un estudio de caso, descriptivo realizado en dos etapas. La primera etapa, que fue cuantitativa, tratada de definir el perfil y comportamiento de los 37 individuos estudiados mediante un cuestionario; en la segunda etapa, que fue cualitativa, que se entrevistó a tres empleados que tenían nivel de dependencia leve en la primera etapa, sobre la base de una entrevista estructurada que fue desarrollado a partir de la referencia de estudio teórico y trató de verificar más específicamente el impacto de la dependencia de los encuestados. En cuanto a los resultados, el perfil de los encuestados era predominantemente individuos de sexo femenino, con una edad media de 34 años y con alto nivel de educación. Son las personas que utilizan sus smartphones en el trabajo, pero en un período más largo, utilizan en sus hogares. La presencia de los empleados con la dependência de smartphone leve, se ha encontrado a través del instrumento SAS, desarrollado por Kwon et al. (2013b), pero la mayoría fueron clasificados como "normal", ya que sólo 35,13% presenta dependencia. En cuanto al impacto del uso de smartphones en la vida de los empleados entrevistados se observaron daños físicos, tales como dolor en las muñecas, parte posterior del cuello y la cabeza y psicológicos, como la ansiedad en momentos en los que no se puede utilizar el dispositivo y la falta de concentración durante la ejecución tareas.
metadata.dc.subject: Dependência digital
Celular
Internet móvel
Impacto no trabalho
Smartphone
Internet addiction
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: ORTEGA, Fernanda da Cunha. Dependência de smartphone: investigando a realidade do Sistema “S” em Sant’Ana do Livramento. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7847
metadata.dc.date.issued: 21-Nov-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dependencia de smartphone - Investigando a realidade do Sistema S em Santana do Livramento.pdf1.53 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???