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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Processo de trabalho do serviço social no CAM: inclusão social em debate
Autor(es): Canabarro, Laura Morilo
Primeiro Orientador: Oliveira, Simone Barros de
1° Membro da banca: Correia, Gilvane Belem
2° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social busca refletir e problematizar os preconceitos socialmente vivenciados por Pessoas com Deficiência, a fim de sensibilizar o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e resistências, com vistas a contribuir para o fortalecimento da categoria profissional nos espaços sócios ocupacionais de Educação Inclusiva. Pretende agregar novos saberes com o trabalho interdisciplinar e Intersetorial, apresentando informações de forma reflexiva e propositiva a respeito dos processos de inclusão e exclusão social. A aproximação com esse contexto de inclusão social se deu a partir das vivências de estágio profissional. O estudo, foi realizado à luz da teoria crítica, que resultou em relatório teórico prático construído a partir de análise qualitativa da investigação dos documentos elaborados no Estágio Supervisionado I e II em Serviço Social: Análise Institucional, Diários de Campo, Projeto de Intervenção e Relatório de Estágio. Objetiva trazer um recorte sobre a experiência do Projeto de Intervenção em Serviço Social, realizado com o grupo de ―deficientes visuais e baixa visão‖. As conclusões apontam que esta área de inserção do Serviço Social é necessária para reafirmar o papel transformador desta categoria profissional na realidade social, assim como a importância de uma intervenção interdisciplinar e intersetorial no cenário de inclusão social com vistas a possibilitar novas estratégias para legitimar os Direitos Sociais as Pessoas com Deficiência. Ressalta-se a importância do trabalho do Serviço Social em razão da sua capacidade crítica e investigativa de intervir na realidade social, a impotência das competências profissionais através das dimensões teórico metodológica, ético política e técnico operativa a fim de viabilizar de fato a Inclusão Social.
Abstract: The present Work of Course Completion in Social Work seeks to reflect and problematize the prejudices socially experienced by People with Disabilities, in order to sensitize the development of coping strategies and resistance, with a view to contributing to the strengthening of the professional category in occupational spaces. of Inclusive Education. It aims to add new knowledge with interdisciplinary and intersectoral work, presenting information in a reflective and propositive way about the processes of social inclusion and exclusion. The approach to this context of social inclusion came from the experiences of professional internship. The study was conducted in the light of critical theory, which resulted in a practical theoretical report built from a qualitative analysis of the investigation of documents prepared in Supervised Internship I and II in Social Work: Institutional Analysis, Field Diaries, Intervention Project and Report. Internship It aims to bring a cut about the experience of the Intervention Project in Social Work, carried out with the group of ―visually impaired and low vision‖. The conclusions point out that this area of insertion of Social Work is necessary to reaffirm the transformative role of this professional category in social reality, as well as the importance of an interdisciplinary and intersectoral intervention in the social inclusion scenario in order to enable new strategies to legitimize Rights. People with Disabilities. The importance of the work of the Social Work is emphasized due to its critical and investigative capacity to intervene in the social reality, the impotence of the professional competences through the methodological theoretical, political ethical and operative technical dimensions in order to actually make Social Inclusion feasible.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Integração social
Pessoas com deficiência
Social services
Social integration
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: CANABARRO, Laura Morilo. Processo de trabalho do serviço social no CAM: inclusão social em debate. 2019. 85 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7795
metadata.dc.date.issued: 2-Dec-2019
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