???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7722
Tipo: Livro
metadata.dc.title: Direitos humanos: múltiplos olhares e suas interfaces
Autor(es): Cunha, Vagner Silva da
Melo, Alan Dutra de
Resumo: Começo a escrever esta apresentação na data de hoje, 10 de dezembro de 2021, no dia internacional dos direitos humanos, adotados desde 1950, em razão da declaração universal dos direitos humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), instituída em 10 de dezembro de 1948. Passadas décadas da sua instituição, o tema permanece central no mundo contemporâneo, e resta afirmar a sua relevância dentro do campo universitário brasileiro, portanto chega em boa hora a obra “Direitos Humanos: múltiplos olhares e suas interfaces”, ressaltando que sou um dos organizadores com o colega e amigo professor Vagner Silva da Cunha. Trata-se de feliz retorno ao tema, passados alguns anos, quando Vagner coordenou na Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus Jaguarão o curso de pós-graduação, lato sensu, Especialização em Direitos Humanos e Cidadania no ano de 2013 - naquela edição fui coordenador substituto. Além disso, destaca-se que Vagner ministra o componente curricular de Direitos Humanos, obrigatório nos cursos de Licenciatura em História e no Bacharelado em Produção e Política Cultural na Unipampa, campus Jaguarão, atuando para a consolidação da temática no ensino superior. Após o seu retorno do doutoramento em Política Social e Direitos Humanos julgamos oportuno e necessário realizarmos mais uma iniciativa na área, tendo em vista a nossa formação jurídica em comum. O tema dos direitos humanos em nosso país urge para que seja consolidada uma cultura para os direitos humanos, tal como aponta o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e na área de educação precisa ser mencionada a resolução número um do APRESENTAÇÃO Conselho Nacional de Educação que estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, datada do dia 30 de maio de 2012. Portanto, reafirmar direitos é um tema central no Brasil, na contracorrente ao neoliberalismo e todas as formas de autoritarismo. É neste lugar que estão localizados os trabalhos aqui apresentados, como forma afirmação de direitos previstos em lei, e denúncia de um tempo permissivo para a erosão dos direitos, especialmente para os grupos sociais mais vulneráveis. Assim, esta iniciativa busca dar relevo na produção acadêmica atual através de importantes trabalhos desenvolvidos dentro do contexto universitário brasileiro. E partindo para a apresentação dos trabalhos, a obra começa com o texto Políticas Públicas e Juventudes em Zona de Fronteira: Um debate necessário aos Direitos Humanos, autoria de Vagner Silva da Cunha e Silvana Maria Gritti, onde desvelam a ausência de políticas sociais efetivas para juventude no município de Jaguarão RS, localizado na fronteira com o Uruguai. Em seguida, Simone Silva Alves e Wagner Santos de Santana, no trabalho Políticas Públicas, Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos: possibilidades e limites! abordam o racismo na sociedade brasileira e a necessidade de efetivação de políticas públicas, com destaque para a avanços existentes em Salvador BA no Estado da Bahia. Após, o trabalho Direitos Humanos e Literatura: os direitos à igualdade, à diversidade e a reconhecimento retratados na séria de livros Harry Potter das autoras Daniela Vanila Nakaski e Daiza Gabrielle Corrêa Leal acompanha o texto anterior, e de outro modo, segue na direção necessária, apontando para a necessidade de uma sociedade mais aberta às diferenças tomando a literatura como fonte argumentativa. Depois, o texto Direitos Humanos em Xeque: Impactos da Pandemia conhecida Covid-19 e ao concessão dos benefícios por incapacidade no INSS das autoras Aline Rodrigues Maroneze, Lucimary Leiria Fraga e Juliani Borchardt da Silva dissertam sobre um problema atual da pandemia COVID-19, que o mundo vem enfrentando, em nosso caso, acentuadamente desde março de 2020 até hoje. O trabalho ressalta a dificuldade que o cidadão tem para ser juridicamente amparado, caso tenha o adoecimento ocasionado pelo coranavírus (Covid-19). No capítulo seguinte, com outro trabalho das autoras mencionadas, conforme segue, Poder Judiciário e Direitos Fundamentais; uma análise sobre a efetividade dos direitos fundamentais pela justiça, o qual problematizam os direitos fundamentais e a sua importância dentro do quadro constitucional nacional. Seguindo, acerca do estado sanitário atual, o texto Garantia do Direito Fundamental à Saúde dos Trabalhadores de supermercado do município de Santo Ângelo em tempos de Pandemia do Covid-19, autoria de Marcelle Perlin Willms e Diego Lemos Macieli, o trabalho aponta o quanto os trabalhadores estudados deveriam receber o amparo estatal mais justo face à sua exposição laboral durante a pandemia. No capítulo seguinte, o trabalho A (não) garantia dos direitos fundamentais dos idosos na sociedade capitalista de Aline Rodrigues Maroneze, Lucimary Leira Fraga e Daniel Fröhlich é sublinhada a fragilidade dos direitos dos idosos na atualidade e sua centralidade no processo demográfico brasileiro. Em seguida, estão situados as produções, na área de educação: O papel do técnico agrícola como educador ambiental, autoria de Claudenir Bunilha Caetano, Silvana Maria Gritti e Clarice Borba dos Santos; Educação do Campo: o que merecem seus sujeitos, autor Claudenir Bunilha Caetano. Estes trabalhos valorizam a territorialidade e os sujeitos no espaço rural, desvelando uma crítica para a centralização urbana e pouco reconhecimento dos saberes culturais e ambientais presentes nos processos de alfabetização ambiental de quem cultiva o campo – na verdade são pessoas que possuem uma forma relevante de conhecimento construído através de séculos por inúmeras gerações. Depois, seguem os trabalhos: Uma reflexão sobre o conhecimento e o poder em educação em tempos de pandemia à luz de Foucault!!!!, autoras Clarice Borba dos Santos, Maria Lúcia Giozza Hernandes; A educação em tempos de Pandemia; estão resguardos os direitos do estudante? autoras Giselda Mesch Ferreira da Silva e Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso. As produções acadêmicas criticam o papel do Estado, trazendo uma leitura de teoria social contemporânea para defender o direito universal à educação comprometida com a transformação social e à inclusão efetiva dos diversos atores sociais envolvidos, com destaque para discentes e docentes como protagonistas que deveriam ser do espaço educativo democrático. Cumprimentos aos autores e autoras desta obra, assim como toda a equipe da promissora editora da CEEINTER – Centro de Estudos Interdisciplinares, e aqui saudamos o grupo através do seu dedicado editor, doutorando Ewerton da Silva Ferreira.
Resumen: Comienzo a escribir esta presentación hoy, 10 de Diciembre de 2021, en el día internacional de los derechos humanos, adoptado desde 1950, debido a la declaración universal de derechos derechos humanos por la Organización de las Naciones Unidas (ONU), establecida en 10 de diciembre de 1948. Después de décadas de su institución, el tema sigue siendo central en la mundo contemporáneo, y queda por afirmar su relevancia dentro del campo universitario brasileño, por lo que el trabajo llega en un buen momento “Derechos Humanos: múltiples perspectivas y sus interfaces”, enfatizando que soy uno de los organizadores con mi colega y amigo profesor Vagner Silva da Cunha. Es un feliz regreso al tema, después de algunos años, cuando Vagner coordinó en la Universidad Federal de la Pampa – Unipampa, Campus Jaguarão el curso de posgrado, lato sensu, Especialización en Derechos Humanos y Ciudadanía en el año 2013 - en esa edición fui coordinadora suplente. Además, se destaca que Vagner imparte el componente curricular de Derechos Humanos, obligatorio en los cursos de Licenciatura en Historia y en la Licenciatura en Producción y Políticas Culturales de la Unipampa, campus Jaguarão, trabajando para consolidar la materia en la educación superior. A su regreso de su doctorado en Política Social y Derechos Humanos que estimemos oportuno y necesario llevar a cabo otra iniciativa en la zona, en vista de nuestra formación jurídica común. El tema de los derechos humanos en nuestro país es urgente ser consolidado una cultura de los derechos humanos, como Programa Nacional de Derechos Humanos (PNDH) y en el área de hay que mencionar la educación resolución número uno de la PRESENTACIÓN Consejo Nacional de Educación que estableció las Directrices Consejos Nacionales de Educación en Derechos Humanos, de 30 de mayo de 2012. Por lo tanto, reafirmar los derechos es un tema central en Brasil, en contracorriente del neoliberalismo y de todas las formas de autoritarismo. Es en este lugar donde se ubican las obras aquí presentadas, como una forma de afirmación de los derechos previstos por la ley, y la denuncia de una tiempo permisivo para la erosión de los derechos, especialmente para grupos sociales más vulnerables. Así, esta iniciativa busca resaltar la producción académica actual a través de importantes obras desarrolladas en el contexto universidad brasileña. Y a partir de la presentación de los trabajos, el trabajo comienza con la texto Políticas Públicas y Juventud en Zonas de Frontera: A debate necesario para los Derechos Humanos, escrito por Vagner Silva da Cunha y Silvana Maria Gritti, donde revelan la ausencia de políticas programas sociales efectivos para jóvenes en la ciudad de Jaguarão RS, Ubicado en la frontera con Uruguay. Luego, Simone Silva Alves y Wagner Santos de Santana, en el trabajo Políticas Públicas, Relaciones Étnico-Raciales y Derechos Humanos: ¡posibilidades y límites! abordar el racismo en la sociedad economía brasileña y la necesidad de implementar políticas públicas, con destacar los avances existentes en Salvador BA en el Estado de Bahía. Posteriormente, la obra Derechos Humanos y Literatura: los derechos a igualdad, diversidad y reconocimiento retratados en la serie de Libros de Harry Potter de los autores Daniela Vanila Nakaski y Daiza Gabrielle Corrêa Leal acompaña el texto anterior, y en su defecto, se mueve en la dirección necesaria, señalando la necesidad de un sociedad más abierta a las diferencias tomando la literatura como fuente discutidor. Luego, el texto Derechos humanos en jaque: impactos de la pandemia conocido el Covid-19 y la concesión de prestaciones por invalidez en el INSS de las autoras Aline Rodrigues Maroneze, Lucimary Leiria Fraga y Juliani Borchardt da Silva discuten un problema actual en Pandemia de COVID-19, que el mundo viene enfrentando, en nuestro caso, bruscamente desde marzo de 2020 hasta hoy. La obra destaca la dificultad que tiene el ciudadano para ser apoyado legalmente, si tienen la enfermedad causada por el coranavirus (Covid-19). En el siguiente capítulo, con otros trabajos de los autores antes mencionados, a continuación, Poder Judicial y Derechos Fundamentales; una análisis de la efectividad de los derechos fundamentales por la justicia, la que problematizan los derechos fundamentales y su importancia dentro del marco constitucional nacional. A continuación, sobre el estado de salud actual, el texto Garantía del Derecho Fundamental a la Salud de los Trabajadores de Supermercados municipio de Santo Ângelo en tiempos de la Pandemia del Covid-19, escrito por Marcelle Perlin Willms y Diego Lemos Macieli, la obra señala cuánto deben recibir los trabajadores estudiados apoyo estatal más justo en vista de su exposición al trabajo durante la pandemia. En el siguiente capítulo, la obra Una (no) garantía de derechos fundamentos de los ancianos en la sociedad capitalista por Aline Rodrigues Maroneze, Lucimary Leira Fraga y Daniel Fröhlich están subrayados fragilidad de los derechos de las personas mayores hoy y su centralidad en la Proceso demográfico brasileño. A continuación, se encuentran las producciones, en el área de la educación: El papel del técnico agrícola como educador ambiental, de autoría Claudenir Bunilha Caetano, Silvana Maria Gritti y Clarice Borba dos santos; Educación rural: lo que merecen sus sujetos, autor Claudenir Bunilha Caetano. Estas obras valoran la territorialidad y los sujetos en el espacio rural, revelando una crítica hacia la centralización urbana y el poco reconocimiento del saber aspectos culturales y ambientales presentes en los procesos de alfabetización medio ambiente de los que cultivan el campo - en realidad son personas que tener una forma relevante de conocimiento construida a través de siglos a través de innumerables generaciones. A continuación siguen las obras: Una reflexión sobre el saber y poder en la educación en tiempos de pandemia a la luz de Foucault!!!!, autores Clarice Borba dos Santos, Maria Lúcia Giozza Hernandes; LA educación en tiempos de Pandemia; los derechos de los ¿alumno? autoras Giselda Mesch Ferreira da Silva y Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso. Producciones académicas critican el papel. del Estado, trayendo una lectura de la teoría social contemporánea a defender el derecho universal a la educación comprometido con la transformación social y la inclusión efectiva de los diversos actores sociales involucrados, con énfasis en los estudiantes y profesores como protagonistas que deben ser en el espacio educativo democrático. Saludos a los autores de este trabajo, así como a todos los equipo de la prometedora editorial CEEINTER – Centro de Estudios interdisciplinario, y aquí saludamos al grupo a través de su dedicado editor, estudiante de doctorado Ewerton da Silva Ferreira.
metadata.dc.subject: Direitos humanos
Educação
Interdisciplinaridade
Derechos humanos
Educación
Interdisciplinario
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Instituição Externa
Sigla da Instituição: IE
metadata.dc.identifier.citation: CUNHA , Vagner Silva da; MELO, Alan Dutra de (org.). Direitos humanos: múltiplos olhares e suas interfaces. São Borja: CEEINTER, 2021. E-book. 183p.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7722
metadata.dc.date.issued: 2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Humanas-Livros e Capítulos de Livros

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Direitos Humanos Multiplos Olhares e suas Interfaces.pdfVagner Silva da Cunha e Alan Dutra de Melo 20212.97 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???