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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Saúde da população negra: percepções e considerações na formação de profissionais de cursos da área da saúde
metadata.dc.title.alternative: Health of the black population: perceptions and considerations in the training of professionals in health courses
Autor(es): Noronha, Diego de Matos
Primeiro Orientador: Graup, Susane
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a Saúde da População Negra é trabalhada nos cursos da área da Saúde da Universidade Federal do Pampa, na percepção dos/das docentes. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A amostra foi composta por 26 docentes integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos Cursos da área da Saúde da Universidade Federal do Pampa. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro momento, a aplicação de um questionário eletrônico, elaborado no Google Forms, composto por perguntas abertas e fechadas, a fim de identificar questões relacionadas a indicadores sociodemográficos, formação acadêmica e atuação profissional dos/das docentes. No segundo momento, visando determinar o conhecimento dos/das docentes sobre as temáticas relativas à saúde da população negra, foi realizada uma entrevista semiestruturada, através da plataforma Google Meet. Para análise dos dados, utilizou-se como aporte metodológico, a análise de conteúdo. Dentre os participantes do estudo, 20 são do sexo feminino. Em relação à etnia, 24 docentes consideram-se de cor da pele branca e 02 de cor da pele preta. Ainda, 07 dos/das participantes relataram possuir menos de 05 anos de vínculo como docente na instituição, 13 relataram possuir entre 05 e 10 anos e 06 mais de 10 anos. Quanto ao tempo como integrante do NDE, 09 participam há menos de 03 anos, 10 entre 3 e 5 anos, 05 participantes entre 05 e 10 anos e 02 há mais de 10 anos. Diante dos resultados encontrados, evidenciou-se que 69,2% dos/das docentes entrevistados/as afirmam desconhecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Em relação a abordagem da política na organização curricular dos cursos, 69,2% dos/das docentes afirmam que seu curso não aborda a PNSIPN em seu currículo. Quando questionados sobre a sua opinião a respeito do tema saúde da população negra nos currículos da área da saúde, 84,6% das/dos docentes consideraram extremamente importante a inserção do tema, apontando possibilidades de trabalhar com a temática nos cursos, por meio de conteúdo da estrutura curricular, da criação de espaços de diálogo e da formação continuada dos/das docentes do ensino superior, entre outras perspectivas. Desta forma, os resultados alcançados revelam que os professores desconhecem a PNSIPN, tornando a temática muito pouco visível na formação dos profissionais da área da saúde, não só nas instituições de ensino superior, mas na sociedade como um todo, indo ao encontro do que consta na literatura. Por fim, o estudo, para além de servir como referencial para futuras pesquisas, é uma forma de instigar a discussão sobre as questões étnicas-raciais que emergem do diálogo com a PNSIPN, nos cursos de graduação da área da saúde, da universidade investigada.
Abstract: The present research aims to analyze how the Health of the Black Population is worked on in the courses in the Health area of the Federal University of Pampa, in the perception of the professors. This is a research with a qualitative approach, of the descriptive type. The sample consisted of 26 professors who were members of the Structuring Teaching Nuclei of the Health Area Courses at the Federal University of Pampa. Data collection was carried out in two stages, the first being the application of an electronic questionnaire, prepared in Google Forms, composed of open and closed questions, in order to identify issues related to sociodemographic indicators, academic training and professional performance of the participants. /of the teachers. In the second moment, in order to determine the knowledge of the professors on issues related to the health of the black population, a semi-structured interview was carried out through the Google Meet platform. For data analysis, content analysis was used as a methodological contribution. Of the study participants, 20 are female. Regarding ethnicity, 24 professors consider themselves to be white and 02 to be black. Also, 07 of the participants reported having less than 05 years of employment as a professor at the University, 13 reported having between 05 and 10 years and 06 professors and professors more than 10 years. As for the time as a member of the NDE, 09 participated for less than 03 years, 10 between 3 and 5 years, 05 participants between 05 and 10 years and 02 for more than 10 years. In view of the results found, it was evidenced that 69.2% of the interviewed teachers claim to be unaware of the National Policy for the Comprehensive Health of the Black Population (PNSIPN). Regarding the policy approach in the curricular organization of the courses, 69.2% of the professors state that their course does not address the PNSIPN in their curriculum. When asked about their opinion about the health of the black population in the health area curricula, 84.60% of the professors considered the insertion of the theme extremely important, pointing out possibilities of working with the theme in the courses, through content of the curricular structure, the creation of spaces for dialogue and the continuing education of higher education teachers, among other perspectives. In this way, the results achieved reveal that teachers are unaware of the PNSIPN, making the theme very little visible in the training of health professionals, not only in higher education institutions, but in society as a whole, in line with what is stated. in literature. Finally, the study, in addition to serving as a reference for future research, comes as a way to instigate the discussion on the ethnic-racial issues that emerge from the dialogue with the PNSIPN, in the undergraduate courses in the area of health, of the investigated university.
metadata.dc.subject: Health Education
Health of the Black Population
Ethnic-Racial Education
Educação em Saúde
Saúde da População Negra
Educação Étnico-Racial
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: NORONHA, Diego de Matos. Saúde da população negra: percepções e considerações na formação de profissionais de cursos da área da saúde. 58 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7705
metadata.dc.date.issued: 2022
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DIEGO DE MATOS NORONHA ate FEV 2025.pdf
Restrito até 2025-12-31
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